Município da Sertã apresentou Formação + Próxima à hotelaria e restauração
- Detalhes
- Publicado em 01-03-2023
Promovido pelo Turismo de Portugal, o projeto Formação + Próxima insere-se no "Plano Reativar o Turismo – Construir o Futuro" e pretende, em parceria com os municípios, capacitar os diversos atores do sector de turismo, através de formação gratuita. O projeto foi apresentado a representantes de estabelecimentos de hotelaria e restauração do concelho da Sertã, no passado dia 27 de fevereiro, no Salão da Assembleia Municipal da Sertã. O projeto dirige-se a colaboradores, tanto do sector privado como público, e as formações serão ministradas por Escolas de Hotelaria, decorrendo nas modalidades presencial e online consoante a tipologia de formação. |
O Município da Sertã, enquanto agente de conhecimento e de desenvolvimento do seu território, irá dinamizar localmente este projeto e, através de formação específica, pretende capacitar os colaboradores do sector de turismo: empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais. Victor Farinha, Chefe de Divisão de Cultura, Desporto e Turismo, referiu na ocasião que "este programa de formação financiado é uma mais-valia para todos os atores turísticos e para o território" sublinhando o "apoio total do Município da Sertã neste tipo de iniciativas em que todos têm a ganhar."
Após uma auscultação à hotelaria e à restauração do concelho, segue-se o diagnóstico das necessidades de formação, assinatura de protocolo de colaboração e realização das ações de formação. A oferta de formação foi apresentada por João Antunes, técnico de Turismo do Município e, abrange as seguintes áreas genéricas: Acessibilidade, Comunicação, Cozinha, Gestão, Housekeeping, Alojamento Local, Higiene e Segurança Alimentar, Idiomas, Marketing, Restauração e bebidas, Soft Skills, Sustentabilidade e Turismo.
Área |
Curso |
Duração |
Acessibilidade |
Turismo acessível |
6 horas |
Atendimento inclusivo |
6 horas |
|
Comunicação |
Atendimento de excelência |
8 horas |
Técnicas de comunicação |
7 horas |
|
Gestão de Reclamações |
8 horas |
|
Cozinha |
Cozinha Vegetariana |
20 horas |
Sopas, Cremes e saladas |
12 horas |
|
Sobremesas |
16 horas |
|
Gestão |
Engenharia de menus |
9 horas |
Produtos Turístícos |
9 horas |
|
Projetos de Investimento |
9 horas |
|
Folha de Cálculo - Iniciação |
15 horas |
|
Housekeeping |
Andares: organização e serviço |
9 horas |
Housekeeping: uma abordagem 360 |
8 horas |
|
Alojamento Local |
Gestão Operacional de um AL: receção e housekeeping |
15 horas |
Gestão de AL |
15 horas |
|
Higiene e Segurança Alimentar |
Boas práticas em Higiene e Segurança Alimentar |
10 horas |
Idiomas |
Inglês - Restauração |
15 horas |
Francês - Restauração |
15 horas |
|
Inglês - Alojamento |
15 horas |
|
Francês - Alojamento |
14 horas |
|
Língua Gestual Portuguesa: iniciação |
7 horas |
|
Marketing |
Marketing Digital |
12 horas |
Content Marketing |
12 horas |
|
Vitrinismo |
15 horas |
|
Redes sociais como apoio ao negócio |
12 horas |
|
Restauração e bebidas |
Cocktails do Oeste |
8 horas |
Preparação de bebidas de cafetaria |
6 horas |
|
Serviço de vinhos |
9 horas |
|
Serviço de bar |
9 horas |
|
Organização e execução do serviço de restaurante |
12 horas |
|
Bar e Mixologia |
12 horas |
|
Serviço de Mesa na Restauração |
12 horas |
|
Soft Skills |
Gestão do tempo e tarefas: Ferramentas e metodologias |
15 horas |
Inteligência emocional |
12 horas |
|
People management |
6 horas |
|
Flexibilidade Cognitiva e resiliência: there's a Plan B |
6 horas |
|
Sustentabilidade |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável |
6 horas |
Economia Circular |
6 horas |
|
Turismo |
Conceção de Itinerários Turísticos |
12 horas |
Welcome to Oeste |
8 horas |
|
Design thinking no turismo |
6 horas |