Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã apresentado na BTL

Sld-FestGastMaranhoSerta   O Município da Sertã esteve representado, de 1 a 5 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu na FIL. No domingo, 5 de março, Cristina Nunes, Vereadora da Câmara Municipal da Sertã, apresentou o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã, que se realiza de 13 a 16 de julho.

Após a visualização do vídeo relativo à última edição do Festival de Gastronomia, seguiu-se a apresentação, tendo Cristina Nunes elencado diversos atrativos turísticos do concelho da Sertã convidando todos os presentes "a conhecer o território a que chamamos casa": desde as serras aos templos religiosos, percursos pedestres, praias fluviais, gastronomia, albufeiras e desportos náuticos, paisagens, sítios e património classificado, festas populares e o legado de Nuno Álvares Pereira.

 

Sobre o Maranho da Sertã, a autarca referiu que antigamente "era um prato confeccionado somente em dias de festa e hoje é um produto com Indicação Geográfica Protegida" obtida em junho de 2022. Na apresentação, que foi acompanhada de degustação de Maranho da Sertã, Cristina Nunes levantou o véu daquilo que marcará a edição de 2023 do Festival de Gastronomia, "um festival diferente e mais inclusivo": diversos restaurantes aderentes, associações locais em destaque, relevo das tradições e costumes, novas áreas expositivas, novo planeamento do espaço do festival, descentralização de atividades e aposta reforçada na gastronomia. O certame contemplará também a divulgação de empresas e serviços existentes "promovendo a nossa economia local". Estão previstas atividades para toda a família, desde música para todos os gostos, atividades desportivas, confecção de produtos locais, showcookings, insufláveis e a decoração de fogaças, entre outras.

Cristina Nunes chamou a atenção para a fogaça presente em palco, aludindo a uma tradição que remonta ao séc. XVIII. Atualmente, a fogaça é o objecto que congrega as oferendas (produtos alimentares) em cada festividade, "desfilando após a procissão religiosa e seguindo-se o seu leilão, cujas receitas ajudam a custear as próprias festividades ou a beneficiação do recinto das festas." "Temos muita alma, muita riqueza natural e cultural e elevada criatividade. Pretendemos reforçar a nossa identidade como destino turístico nacional", concluiu a autarca, deixando o convite: "vemo-nos brevemente no Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã". O Município da Sertã esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa no espaço da entidade Turismo do Centro, através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e no stand da AMREN2 – Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies