Projeto Piloto «Bola Mágica» entregou bolas a escolas do primeiro ciclo do concelho da Sertã

Sld-BolaMagicaEscolas    Na passada segunda-feira, 8 de maio, decorreu a entrega de bolas a escolas do primeiro ciclo do concelho da Sertã no âmbito do projeto piloto "Bola Mágica" da Federação Portuguesa de Futebol, que decorreu de 9 de janeiro a 31 de março de 2023.
Manuel Candeias, Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco e Rui Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã, entregaram as bolas na Escola Básica São Nuno de Santa Maria, em Cernache do Bonjardim, e na Escola Básica da Sertã.

Estas duas escolas integraram um conjunto de 44 escolas onde decorreu o projeto piloto da FPF que promoveu sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, em que a bola era o elemento fundamental, numa oferta que não se restringia ao futebol, evitando que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.
Rui Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã, enaltece este tipo de iniciativas e sublinha "a mais-valia deste projeto no incentivo e na promoção da atividade física junto dos mais novos".

O projeto abrangeu todo o país, com o propósito de recolher informação e conhecimento científico, tendo sido analisado o seu impacto na saúde das crianças, estando envolvidas 15 instituições de ensino superior responsáveis pelos testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto. O estudo foi apresentado a 5 de maio, no âmbito do Congresso Internacional de Desporto para Crianças e Jovens, realizado na Cidade do Futebol, podendo os resultados ser consultados no site Portugal Football Observatory: https://portugalfootballobservatory.fpf.pt/Content.aspx?id=450  .
Integrado no Plano Estratégico da FPF Futebol 2030, o projeto piloto foi integrado nas Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família no primeiro ciclo do ensino básico.