Município da Sertã implementa campanha de Recolha Selectiva de Biorresíduos

SD amb Sld   O Município da Sertã vai implementar a campanha de Recolha Selectiva de Biorresíduos intitulada "Sem Desperdício, deixe as sobras connosco", no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

A campanha consiste em incentivar a recolha de resíduos orgânicos (biorresíduos), concretamente restos de preparação de refeições e as sobras de alimentos (cascas de fruta, aparas de legumes, pão, borras de café, etc...), excluindo resíduos indiferenciados. A correta separação destes resíduos irá permitir a sua posterior valorização, resultando num composto orgânico natural que pode ser aplicado (por exemplo) como fertilizante para a agricultura.

Trata-se de um projeto piloto que tem como alvo a área das vilas de Cernache do Bonjardim e Sertã, onde serão instalados contentores de 1000 litros para biorresíduos e distribuídos à população baldes domésticos de 7 litros. A partir do início de setembro, decorrerão as ações de sensibilização nos domicílios das áreas de intervenção do projeto, com a entrega de folheto informativo e balde para utilizar na separação dos biorresíduos de forma fácil e cómoda.

"O objetivo da campanha passa por implementar a recolha, o correcto encaminhamento e aproveitamento de biorresíduos, encorajando a adesão da população a este projeto que, deste modo, fará parte integrante da sustentabilidade ambiental do município e contribuirá para o sucesso da iniciativa", referiu Rui Antunes, Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Sertã.

A campanha "Sem Desperdício, deixe as sobras connosco" visa contribuir para o cumprimento da meta de redução da deposição em aterro, procurando garantir que, a partir de 2030, os aterros não possam aceitar quaisquer resíduos com potencial de reciclagem ou outro tipo de valorização, nomeadamente resíduos urbanos.

Para mais informações sobre a iniciativa, os interessados poderão contactar a Câmara Municipal da Sertã através do 274600300. Consulte o folheto explicativo da Recolha Selectiva de Biorresíduos:

SD amb Cartaz