Landscape Together trouxe alunos de arquitetura ao concelho da Sertã

Sld-LTAASrt   O projeto Landscape Together trouxe à região centro estudantes e professores do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, no âmbito do programa Escola de Verão, que decorreu entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro. Neste contexto, a Sertã recebeu 24 alunos, participantes da Summer School, cujo programa de trabalho abrangeu o levantamento fotográfico e caracterização do edificado dos locais visitados, assim como a interação com a população, agentes culturais e da economia local. Estudantes e professores foram recebidos, na passada semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda e pelo Presidente da Assembleia Municipal da Sertã e deputado à Assembleia da República, José Pedro Ferreira.

Carlos Miranda deu as boas-vindas a todos e apresentou a Sertã, focando a importância do turismo para o território, da gastronomia local, da Rota da Nacional 2 que atravessa o centro da vila e, também, do património paisagístico, sobretudo das albufeiras, os "lagos do Zêzere" como designou. O autarca respondeu a algumas questões colocadas pelos alunos, especificamente sobre a rede de transportes, mencionando o projeto "Transporte a Pedido", assim como a empregabilidade no concelho, dando a conhecer os sectores de atividade das empresas empregadoras do concelho.
José Pedro Ferreira mencionou a relação de proximidade que tem crescido entre a Sertã e a Universidade de Coimbra através de diversos projetos como este, assim como o curso de especialização ministrado pela Universidade de Coimbra no SerQ, entre outros. "É este o caminho que pretendemos fazer com a valorização da formação e educação" reforçou.
Para além da recepção nos Paços do Concelho, a visita percorreu alguns dos locais mais emblemáticos das vilas da Sertã e Pedrógão Pequeno, tendo nesta última sido visitada a Junta de Freguesia, o Moinho das Freiras, a Ponte Filipina e o Monte da Senhora da Confiança.
Para além do concelho da Sertã, esta visita passou também pelo território dos concelhos vizinhos de Mação, Idanha-a-Nova, Oleiros, Pedrógão Grande e Proença-a-Nova, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a sua valorização através de ações inovadoras, no território do centro interior. Refira-se que o programa Summer School trouxe à região estudantes de várias nacionalidades: portugueses, espanhóis e italianos, alunos do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e do Politecnico di Milano.

Promovido pela MAG – Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo, o Landscape Together é um projeto do programa Europa Criativa 2022 coordenado por Portugal, promovendo a internacionalização do Cortiçada Art Fest, projeto âncora do "Experimenta Paisagem" que, entre outras atividades, promoveu em 2020 a instalação de obras de arte na paisagem nos municípios da Sertã (Véu), Oleiros (Moon Gate) e Proença (Farol dos Ventos).
O projeto Landscape Together concretizará até 2026 as várias dimensões culturais do Museu Experimenta Paisagem, através de um trabalho coeso e consistente de uma rede de 17 parceiros peritos nas diferentes vertentes da Mediação Cultural, do Património Construído, da Criação Artística, do Património Imaterial e da Comunicação. Assume-se como um projeto inovador que propõe encontrar respostas concretas para questões urgentes e que parte da arte e da cultura como soluções para o processo de povoamento dos territórios rurais. Irá promover a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas e 90 estudantes europeus numa relação de compromisso com as comunidades.