Câmara da Sertã aprovou protocolo para controlo de colónias de gatos

ProtocoloCED   Foi aprovado, na reunião de executivo camarário de 16 de fevereiro, o protocolo de colaboração entre o Município da Sertã e a OMEGA – Associação de Defesa dos Animais da Zona do Pinhal para gestão do programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) nas colónias de gatos do concelho da Sertã.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinha a importância deste protocolo, dado que permitirá fazer o "controlo populacional dos gatos errantes no concelho da Sertã, através da sua esterilização e tratamento. O objetivo é que estes animais tenham uma boa condição sanitária, que se controle a sua reprodução e se evite a propagação de doenças".

De acordo com a Portaria 146/2017 de 26 de abril, compete aos municípios autorizar a manutenção de colónias de gatos no âmbito de programas de captura, esterilização e devolução (CED) ao local de origem, podendo a gestão ser atribuída a organizações de protecção animal. Neste âmbito, o protocolo de colaboração entre o Município da Sertã e a OMEGA – Associação de Defesa dos Animais da Zona do Pinhal, visa o desenvolvimento de um programa CED em colónias de gatos silvestres e assilvestrados do concelho, e a recolha e esterilização de animais dóceis na via pública, com vista ao seu acolhimento e adoção.

O protocolo estará em vigor até ao final de 2024, período durante o qual se prevê a realização de diversos procedimentos nas colónias, tais como esterilização, vacinação, desparasitação e identificação.