Município apresentou Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã na BTL

Festival maranho sld

O Município da Sertã esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu, de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL. O momento alto decorreu a 3 de março, domingo, com a apresentação do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã que, em 2024, se realiza de 18 a 21 de julho. Na apresentação, Victor Farinha, chefe de Divisão da Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal da Sertã, referiu que "este Festival é um dos maiores eventos gastronómicos da região centro, com uma afirmação cada vez mais vincada ao longo do tempo". Por essa razão, "o Município da Sertã aposta fortemente na marca território do Maranho, que consolida a nossa identidade."

Após a exibição de um vídeo com os melhores momentos da última edição daquele certame, Dora Vitória, técnica do município, fez o enquadramento do festival, com uma breve apresentação da vila da Sertã e da Alameda da Carvalha que receberá o evento, bem como do Maranho: “é iguaria inconfundível que dá mote ao festival”.

Dora Vitória destacou também o Pátio das Freguesias cuja programação própria apresentará, diariamente, diferentes atividades, das freguesias e do movimento associativo concelhio. Após a apresentação do Festival, seguiu-se a degustação de Maranho da Sertã e vinhos produzidos no concelho.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostra-se muito satisfeito pelo reconhecimento “cada vez maior do Festival de Gastronomia, e do próprio Maranho, produto com Indicação Geográfica Protegida, cada vez mais consumido”. O autarca sublinha que “o retorno que o Festival dá ao concelho supera em muito o investimento realizado”. “Traz muitas pessoas à Sertã e a provar o Maranho (…), mantendo a marca Sertã e o Maranho presente na memória das pessoas durante o resto do ano”, finalizou.

Recorde-se que o Município da Sertã esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa no espaço da Turismo do Centro, através da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, e nos stands da AMREN2 – Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.