Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância assinalado na Sertã

Serta  EBPALF

O Município da Sertã e a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens assinalaram, tal como tem vindo a suceder em anos anteriores, o "Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância". A campanha "Serei o que me deres... que seja amor" representada pelo simbólico laço azul, conduziu a diversas iniciativas ao longo do referido mês e envolveu as entidades com competência em matéria de infância e juventude.

Durante o mês de abril as diversas iniciativas incluíram a iluminação, em tons de azul, de edifícios emblemáticos, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, a Casa da Cultura da Sertã e a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. Refira-se também que nas vilas da Sertã, Cernache do Bonjardim e Pedrógão Pequeno foram colocados laços azuis como forma de assinalar a ocasião.

Também as entidades com competência em matéria de infância e juventude (escolas, Juntas de Freguesia, Serviços de Saúde, Desporto, Segurança Social, GNR, Bombeiros e IPSS) exibiram durante o mês de abril os simbólicos laços azuis e cartazes alusivos à prevenção dos maus-tratos na infância.

No dia 20 de abril, realizou-se uma caminhada para a educação inclusiva, com a participação de crianças, jovens, familiares, pais e amigos, ocasião em que foram distribuídas aos participantes pulseiras com a mensagem “Serei o que me deres… que seja amor”.

A efeméride foi também assinalada na sessão da Assembleia Municipal da Sertã, do passado dia 29 de abril, com a realização de uma fotografia de grupo, com todos os elementos do executivo e da assembleia presentes no Edifício dos Paços do Concelho.

O encerramento do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, decorreu em simultâneo no dia 30 de abril, às 11h30, com a realização do Laço Azul Humano em todas as creches, jardins de infância e escolas do concelho. Esta iniciativa envolveu também a Academia Sénior da Sertã, a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental e a equipa de natação do CCD - Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal da Sertã.