1º Encontro de Aguarelistas na Sertã dá origem a Exposição

Aguarelistas slide   A realização do 1º Encontro de Aguarelistas na Sertã, com residência artística, deu o mote para a exposição de aguarelas inaugurada no dia 26 de maio na Capela do Convento da Sertã. A inauguração contou com a presença dos aguarelistas António Bártolo, André Kano, Cristina Mateus, Lurdes Morais, Bruno Vieira e Rui Pinheiro, autores das obras expostas.
Na cerimónia de inauguração da exposição, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã mostrou-se encantado com esta residência artística "não esperava o entusiasmo com que o projeto foi recebido na Sertã, quer nos locais onde os aguarelistas estiveram, quer nas redes sociais".

O autarca destacou que "esta é uma aposta do município da Sertã na cultura e não uma ação pontual, relembrando a recente inauguração da Casa Atelier Tullio Victorino em Cernache do Bonjardim.

António Bártolo, aguarelista, dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo às pessoas da sertã e mostrando-se “sensibilizado com a recetividade daqueles com quem nos cruzámos ao longo destes dias e com a beleza desta vila”. O aguarelista concluiu agradecendo o convite feito pelo município que prontamente aceitou.

A exposição de aguarelas está patente na Capela do Convento da Sertã, de 26 de maio a 10 de junho e de 12 a 16 de junho, das 9 às 21 horas. Em exposição estão, entre outras, as obras executadas pelos pintores no âmbito do 1º Encontro de Aguarelistas, realizado no concelho da Sertã, de 24 e 26 de maio.

Esta iniciativa, de intercâmbio cultural, que visou promover o concelho do ponto de vista cultural e turístico, reuniu aguarelistas de vários países, valorizando a aguarela enquanto técnica de expressão artística.

Breves biografias dos aguarelistas:

António Bártolo nasceu em Angola, em 1962, e vive atualmente em Torres Vedras. Artista plástico autodidata, a sua obra é essencialmente dedicada à aguarela. Curador do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, do International Watercolour Meeting of Caldas da Rainha e do 1º Festival Internacional de Aguarela - IWS Portugal. A par da sua carreira artística, orienta pequenos cursos e aulas de aguarela. É sócio fundador da AAPOR - Associação de Aguarela de Portugal. Representado em várias coleções públicas e particulares em Portugal e no estrangeiro.

Rui Pinheiro nasceu em Sintra em 1944, tendo revelado bastante cedo a sua vocação para as Artes Plásticas. É autodidata e prefere a aguarela como forma de expressão. A paisagem rural e urbana, os belos recantos do nosso país e o movimento da figura humana, surgem invariavelmente nas suas composições. Expõe regularmente desde 1986 tendo realizado 60 exposições individuais e mais de uma centena de coletivas. Em 2003 foi distinguido pela Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Prata "Mérito Municipal".

Bruno Vieira nasceu em 1978 em Torres Vedras. Licenciou-se em 2007, em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente exerce funções ligadas à reabilitação urbana, valorização e salvaguarda do património na Câmara Municipal de Torres Vedras. Nas horas vagas é ilustrador, aguarelista e urban sketcher, fazendo parte da administração e dinamização do grupo Oeste Sketchers, incentivando o desenho de rua. Participou em exposições individuais e coletivas em Torres Vedras e Lisboa, de desenhos e aguarelas, com algumas publicações editoriais ligadas aos urban sketchers.

Artista nos tempos livres, Lurdes Morais iniciou-se na aguarela em 2014, tendo já participado em várias exposições nacionais e internacionais (Rússia, Índia, Espanha, Itália, Bulgária...). É fascinada pela Vida, pelo efeito da luz nos objetos e pelas atmosferas criadas pela luz solar nos mais variados ambientes.

Cristina Mateus nasceu no Canadá e vive na Foz do Arelho desde os 7 anos. Estudou na Escola Secundária Bordalo Pinheiro, área de Cerâmica. Manteve-se nesta área, trabalhando em Ateliês de Azulejaria Artística nas Caldas da Rainha. Com a pintura, experimentou a aguarela, e não mais a largou. Atualmente, trabalha na HD Digital Tiles, Caldas da Rainha, e ainda pinta azulejos (sob encomenda). Como aguarelista já teve participações e/ou trabalhos expostos em Portugal, Itália, França, Índia, Albânia, entre outros, quer em eventos, festivais e encontros de Aguarela.

Natural de São Paulo, Brasil, André Kano vem de uma linhagem de artistas, o que tornou o seu caminho na arte da pintura praticamente inevitável. A sua jornada artística começou cedo, enquanto ainda frequentava o curso de desenho artístico, sendo convidado para lecionar na mesma escola. Em 1989 imigrou para Portugal e fundou a sua empresa de design gráfico. Embora tenha construído a sua carreira no design e na publicidade, é na pintura que André verdadeiramente encontra sua paixão. Em janeiro de 2023, foi agraciado com o 1º lugar no Dia Global da Aguarela pela International Watercolor Society (IWS Iberoamérica), numa competição que envolveu 15 países ibero-americanos. Atualmente é Team Leader por Portugal na FabrianoinAcquarello, representando o país na cidade de Bolonha com demonstrações de aguarelas.