Município da Sertã assinalou o Dia Mundial do Ambiente
- Detalhes
- Publicado em 18-06-2024
No passado dia 5 de junho assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, que este ano tem como mote “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”. Para marcar a efeméride, o Município da Sertã distribuiu garrafas de água flexíveis pelos alunos das escolas do concelho da Sertã, do 1º ano ao secundário, nos seguintes estabelecimentos de ensino: AES – Agrupamento de Escolas da Sertã, IVS – Instituto Vaz Serra, ETPS – Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental. A escolha das garrafas de água reutilizáveis foi feita com o objetivo de incentivar o consumo de água da torneira, diminuindo a utilização de garrafas de água descartáveis. |
Rui Gaspar Antunes, Vice Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera que “é importante assinalar este dia para relembrar que os recursos do planeta Terra, como a água, são recursos que se podem esgotar e, por esse motivo, é fundamental consciencializar os mais jovens para a implementação de práticas mais sustentáveis”.
O tema deste ano, “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”, está relacionado com a degradação, a desertificação e a seca registadas na Arábia Saudita e visa impulsionar a ação global no cumprimento das metas de restauro de grandes frações do planeta, tendo como finalidade desacelerar as alterações climáticas e proteger a natureza. Este ano (2024) também se assinalam os 30 anos da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Celebrado desde 1974, o Dia Mundial do Ambiente chama a atenção para a intensificação das problemáticas ambientais que se enfrentam atualmente: as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a poluição e problemas decorrentes dos resíduos. Estas crises estão a colocar todos os ecossistemas em risco e, por esta razão, as atividades realizadas mundialmente nesta data visam apresentar formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, através de ações individuais e/ou coletivas.