Lendas do Jazz brilham em concerto em Pedrógão Pequeno

XJazz PP sld   No passado domingo, dia 7 de julho, o Logradouro da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno foi palco de um concerto com as grandes lendas internacionais do jazz, John Scofield e Dave Holland.
Neste concerto o público teve a oportunidade de conhecer ou relembrar temas do reportório de ambos os artistas como "Memories of home", "Easy for you", "Mister B", "Icons at the fair", "Meant to be", entre muitos outros. Ao longo da noite, a plateia rendeu-se às sonoridades inconfundíveis e à simpatia deste duo, que em alguns momentos evocou ícones do jazz como Herbie Hancock, Paul Simon, Miles Davis e Ray Brown.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considerou na ocasião que “não é todos os dias que temos a possibilidade de acolher duas lendas da música e, para nós, é um privilégio e um momento que certamente não iremos esquecer”. O autarca salientou que “a Sertã e Pedrógão Pequeno são territórios que merecem este espetáculo, porque a cultura e os grandes eventos estão no nosso ADN”, destacando a Maratona da Leitura, que decorreu naquele fim de semana, assim como o Festival de Gastronomia do Maranho que se realiza em breve. O autarca concluiu referindo que “Pedrógão Pequeno é uma jóia ainda desconhecida aqui da Beira Baixa”, levantando o véu quanto à promoção daquele território que irá arrancar em breve, intitulada “Pedrógão Pequeno: Natureza em grande!”.

Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, relembrou que “quando se começou a definir as Aldeias que fariam parte da rede das Aldeias de Xisto, Pedrógão Pequeno entrou logo na primeira fase: uma dessas razões foi exatamente a música, pelo património imaterial, pela tradição e pela capacidade de se expressarem pelas suas associações”.

O concerto ao ar livre de John Scofield e Dave Holland marcou o arranque da edição de 2024 do XJazz, uma iniciativa da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do JACC - Jazz ao Centro Clube, com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno. Recorde-se que esta edição do XJazz contempla concertos e residências artísticas, ao longo dos meses de julho e agosto, na região centro. Desde 2012, esta iniciativa tem aliado a dimensão criativa aos recursos endógenos do território - património, tradição, gastronomia, natureza, paisagem natural e cultural - valorizando lugares e comunidades.