Maratona de Leitura foi “a melhor de sempre” com 6500 participantes

MaratonadeLeitura sld

A unanimidade entre organização, convidados e público não deixa margem para dúvidas: “a 12.ª edição da Maratona de Leitura foi a melhor de sempre”, com vários recordes batidos e a “afirmação deste festival literário como um dos melhores no contexto nacional”, referiu Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Ao longo de três dias intensos e recheados de atividades, mais de 80 convidados estiveram no concelho da Sertã para alinhar e dar brilho àquele que é já considerado o “festival literário mais bonito de Portugal”.

Entre escritores, contadores de histórias, artistas plásticos, músicos, atores, performers ou ilustradores foi “todo um mundo de cultura que desaguou no concelho da Sertã e que mostrou como é possível dinamizar um território, também através da cultura”, sintetizou Carlos Miranda, acrescentando: “este trabalho, que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo dos últimos anos, já está a produzir resultados e o impacto no tecido socioeconómico local é evidente”.

Os recordes batidos nesta 12.ª edição da Maratona de Leitura são “demonstrativos de que conseguimos atingir um grau de maturidade e dinâmica só ao alcance dos melhores. Agora, a fasquia está alta, mas temos condições para acompanhar este constante esforço de alavancar uma marca que tem ajudado a colocar a Sertã e o seu concelho no mapa nacional”, acrescentou o edil.

Só este ano, a Maratona de Leitura recebeu cerca de 6500 participantes, a maioria oriundos de fora do concelho. “Tivemos pessoas que andaram centenas de quilómetros para se deslocarem propositadamente à Sertã e assistir ao festival. De norte a sul do país, a Maratona de Leitura é uma marca de confiança e de qualidade”, relatou Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, responsável pela organização do evento.

O leque de atividades da edição deste ano, que teve como mote a «Resistência e Liberdade», contemplou encontros com escritores, passeios literários (de barco e pedestres), workshops de escrita e leitura, espetáculos performativos, sessões temáticas, concertos, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, além da já icónica maratona de 24 horas a ler em voz alta, que encerrou, uma vez mais, a edição deste ano.

As Festas na Aldeia foram outro dos pontos altos do programa, tendo-se verificado um forte envolvimento das comunidades, com um número crescente de participantes.

Entre os mais de 80 convidados, contaram-se Gonçalo M. Tavares, Stênio Gardel, Álvaro Laborinho Lúcio, Rodrigo Leão com o seu projeto «Os Poetas», Fernando Alvim, Irene Flunser Pimentel, Luís Represas, Patrícia Reis, Agostinho Santos, António Mota, Martim Sousa Tavares, Ana Cristina Silva, Pedro Lamares, Isabel Nery, Mantraste e Victor Vidal.

O programa deste ano decorreu entre os dias 4 e 6 de julho e através dele foi possível “percorrer um lindo território em torno da Sertã. Levámos as pessoas a lugares únicos das nossas dez freguesias e onde a natureza sempre nos espanta”, notou Ana Sofia Marçal.

A “qualidade das sessões foi algo sublinhado por todos e que nos deixa muito felizes. É sinal de que estamos no bom caminho e que o futuro da Maratona de Leitura está garantido”, asseverou Ana Sofia Marçal, informando que a edição do próximo ano está já “a dar os primeiros passos”.

Créditos fotográficos: Vitorino Coragem