Raízes Folk Fest trouxe o folclore do mundo à região centro

Raizes Folk Fest sld   Foi em apoteose que encerrou a segunda edição do Raízes Folk Fest no passado sábado em Cernache do Bonjardim. A cor, o brilho, a alegria e um forte espírito de união marcaram a gala de encerramento da iniciativa, ilustrando a semana de atuações, que decorreram de 11 a 17 de agosto nos concelhos da Sertã, Castanheira de Pera, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Pedrógão Grande e Vila de Rei. Promovida pelo Rancho Folclórico do Clube Bonjardim, Nesperal e Cernache do Bonjardim, a iniciativa trouxe a estes municípios ranchos oriundos de Portugal, México, Estónia, Uruguai, Chile e Sérvia.

O Jardim da Memória, em Cernache do Bonjardim, encheu-se para assistir à cerimónia de encerramento desta segunda edição do Raízes Folk Fest e às atuações dos grupos convidados dos quatro cantos do mundo. Na ocasião, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou que "este tipo de iniciativas são o que ambicionamos para o nosso concelho, um concelho que se pretende aberto, ativo, tolerante, vivo e criativo". O edil destacou também a união que o Folk Fest trouxe ao território: "concelhos separados administrativamente, pertencentes a distritos diferentes e a Comunidades Intermunicipais diferentes, são unidos por este festival e isso é extraordinário", enalteceu o autarca.

Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, visivelmente emocionada, agradeceu aos grupos participantes "o enriquecimento cultural" trazido, ao público que encheu o Jardim da Memória, a sua presença, e "aos voluntários, o tempo que dispensaram para que a realização deste evento fosse possível". A autarca mencionou também "o símbolo de união territorial" e de "promoção do território" que o Raízes Folk Fest representa.

Nuno Leitão, do Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim, Nesperal e Cernache do Bonjardim, entidade promotora do evento, deixou palavras de agradecimento aos membros do rancho folclórico que dirige, voluntários sem os quais não teria sido possível a realização deste festival, assim como aos patrocinadores e municípios envolvidos.

Boaventura Rodrigues, presidente do CIOFF International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) destacou o trabalho da organização, ciente que não é fácil, e salientou a importância do Raízes Folk Fest trilhar este caminho para o seu reconhecimento internacional. Realçou também o mérito da participação de sete municípios: "as câmaras municipais devem agarrar estes projetos porque, no interior, fazem falta este tipo de manifestações culturais."

O Raízes Folk Fest, que teve início no passado dia 11 de agosto em Pedrógão Grande, terminou assim, sete dias depois, com chave de ouro em Cernache do Bonjardim. À semelhança do ano anterior, perante uma plateia repleta e entusiasmada, atuaram todos os ranchos convidados, nacionais e internacionais, numa noite memorável.