Novo Ano Letivo da Academia Sénior traz novidades - Aulas iniciam-se em Outubro

AS 2024 sld

O novo ano letivo da Academia Sénior inicia-se a 7 de outubro, com as inscrições a decorrer a partir de 16 de setembro no Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal da Sertã.

O ano letivo 2024-2025 traz novas disciplinas: Clube de Leitura sobre Saúde e Bem-Estar, Expressão Dramática, História da Atualidade, Serviços Úteis e Informação Online e Redes Sociais. Estas novas disciplinas vêm complementar a oferta formativa que transita do período letivo anterior: Agulha e Linha, Atividade Física, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cozinhar com Emoção, Dança, Francês, História Mundial, Informática - Básico (uso do PC), Informática C/PC próprio (Básico), Inglês, Respiração e Movimento, Música, Pergamano, Pintura a Óleo, Pintura em Porcelana, Pintura em Tecido e Temáticas Sociais.

Além desta oferta formativa, há ainda uma temática mensal dedicada aos Alimentos Funcionais, assim como aulas avulsas que decorrem em períodos específicos do ano letivo. Aqui, além das novidades já referidas, incluem-se as aulas de Macramé, Movimenta a Mente e Tricotar Com Carinho. A apresentação pública do novo ano letivo terá lugar na Casa da Cultura da Sertã, a 30 de setembro, pelas 15H30, ocasião em que serão recebidos novos e antigos alunos, bem como apresentados os professores e os horários das disciplinas.

A frequência na Académia Sénior implica o pagamento de uma propina mensal no valor de 10€, independentemente do número de disciplinas a frequentar. A este valor, acresce a Jóia de Inscrição (10€) paga no ato da matrícula. Podem matricular-se todas as pessoas com idade a partir dos 50 anos que saibam ler e escrever, através do preenchimento do Formulário de Inscrição (disponível aqui), e entregue no Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal da Sertã.

Todos os professores exercem a função em regime de voluntariado, e as aulas acontecem maioritariamente na antiga Escola de Santo António (no cimo da vila), sendo que algumas, pelas suas especificidades, são ministradas noutros locais: Música na Escola Secundária da Sertã, Informática (Nível Básico) na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, Respiração e Movimento no Jardim de Infância da Sertã e Atividade Física no Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã.

Surgida em outubro de 2010, a Academia Sénior da Sertã resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Sertã e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho.

Para qualquer informação ou esclarecimento, os interessados deverão contactar o Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, pessoalmente, pelo telefone 274600300 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

academia senior 24 25