Livro sobre Abílio Marçal apresentado na Sertã
- Detalhes
- Publicado em 11-10-2024
O Salão da Assembleia Municipal da Sertã acolheu a apresentação do livro “Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; O Homem, o Político e a Obra” no passado dia 5 de outubro. A comemoração da Implantação da República começou nos Paços do Concelho com o tradicional hastear da bandeira, ao som da Filarmónica União Sertaginense, seguido da apresentação do livro. |
“Obra fundamental e de enorme rigor científico de Pedro Marçal Vaz Pereira, nela sentimos a força da vida apaixonante e inquieta de Abílio Marçal e o fervilhar de outro tempo em que Portugal procurava um novo caminho sonhado por homens como este” enalteceu Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. Com esta obra, Abílio Marçal “é resgatado de um certo esquecimento a que tem estado votado sendo agora possível homenageá-lo conveniente e justamente”, salientou o autarca, reforçando a importância desta cerimónia decorrer no dia 5 de outubro, data da comemoração da Implantação da República. Carlos Miranda sublinhou a simbologia do local do evento em que a apresentação decorreu, dado que Abílio Marçal foi Presidente da Câmara da Sertã e Presidente da Comissão para a Reconstrução da Câmara Municipal da Sertã, tendo contribuído para a construção do atual edifício dos Paços do concelho.
António Simões, Presidente do Clube Bonjardim sublinhou o “momento feliz” da homenagem a Abílio Marçal no concelho da Sertã, no dia em que se comemora a Implantação da República: “acontecimento que lhe mudou o rumo, que lhe fez viver o sonho e que lhe marcaram indelevelmente os últimos, mas primordiais anos de vida. Um homem apaixonado pela sua terra e pela região. Fundador, grande dinamizador e presidente do Clube Bonjardim durante largos anos”.
Maria João Ribeiro, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, elogiou Abílio Marçal enquanto “figura de reconhecido mérito” e o livro apresentado “que retrata a vida e obra desta figura, um trabalho de recolha minuciosa que nos apresenta este homem de altos valores, coragem e dedicação às suas causas e onde se retrata a importância da sua ação para o desenvolvimento da nossa região”. A autarca destacou duas caraterísticas do homem e politico Abílio Marçal: “a sua capacidade em estar constantemente ligado à sua origem e às necessidades verdadeiras do povo, e às suas muitas lutas por melhorias explícitas e concretas em Cernache do Bonjardim”. Maria João Ribeiro concluiu dizendo que “são estes os exemplos a que todos nós, representantes de entidades ou não, nos devemos agarrar para fazer com que as nossas terras, os nossos territórios, tenham qualidade de vida, cultura, acessos, desenvolvimento”.
Lurdes Além, Diretora de Filatelia dos CTT, mostrou-se satisfeita por celebrar esta importante personalidade da primeira república, lançando na ocasião um carimbo comemorativo do centenário da morte de Abílio Marçal. Este carimbo foi usado para obliterar o bilhete-postal com selo dedicado a Abílio Marçal, os elementos da mesa foram convidados a assinar vários exemplares destes postais comemorativos, dando inicio à cerimónia de obliteração dos mesmos, que ficarão à guarda do Arquivo Municipal da Sertã, do Clube Bonjardim e do Museu dos CTT.
Miguel Corrêa Monteiro, vice-presidente da Academia Portuguesa da História e professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, elogiou o autor da obra, Pedro Marçal Vaz Pereira, “como distinto académico da Academia Portuguesa da História, dos mais ativos e presentes”. Salientou a magnífica investigação realizada pelo autor à vida e obra do Republicando das Beiras que foi “político, jornalista, advogado, escritor, compositor, ensaísta e ator”, finalizou Miguel Corrêa Monteiro.
Pedro Marçal Vaz Pereira, autor do livro, fez um breve resumo da biografia realizada e apresentou os mais significativos feitos do seu bisavô: deputado em quatro legislaturas entre 1915 e 1922 e presidente da Câmara dos Deputados, diretor do Instituto de Missões Coloniais (Seminário das Missões) em Cernache do Bonjardim, Fundador do jardim-escola João de Deus, responsável pelo posto da GNR em Cernache do Bonjardim, diretor do jornal Echo da Beira, membro da comissão de beneméritos que ofereceu a Cernache do Bonjardim uma escola para raparigas, o Mercado Bittencourt e outras obras públicas como a ponte da Bouçã, que permitiu ligar as duas margens do rio Zezere. Abílio Marçal foi ainda um grande impulsionador do teatro em Cernache do Bonjardim: o autor da obra desvendou uma fotografia do seu espólio onde é possível ver o compositor e pintor Alfredo Keil e o ator Francisco Taborda em Cernache do Bonjardim, figura que, mais tarde, deu nome àquele teatro.
A cerimónia de apresentação do livro “Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; O Homem, o Político e a Obra” terminou com a sessão de autógrafos pela mão de Pedro Marçal Vaz Pereira, autor da obra.