Câmara da Sertã replantou árvores pelo concelho

arvores replantadas sld   A Avenida Padre Manuel Antunes (entre a Central Rodoviária e o Jardim da Serrada), na Sertã, foi alvo de uma replantação arbórea. Atendendo que as dezasseis árvores plantadas, Freixos (Fraxinus angustifolia), não eram as mais adequadas ao tipo de solo, sendo que algumas apresentavam a flecha seca, a Câmara Municipal transplantou estas árvores e substitui-as por outras (Liquidambar sp) mais adequadas às condições quer do solo, quer do espaço envolvente. Os Freixos retirados daquela avenida foram replantados num local róximo, junto à ribeira, onde o solo se apresenta mais adequado à referida espécie.

Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Floresta, esclarece que "as árvores no ambiente urbano proporcionam serviços ambientais essenciais, porém para que tal seja de facto garantido, é fundamental que os exemplares arbóreos sejam adequados a cada local, incluindo as árvores em arruamentos."

Esta replantação vem na sequência de diversas operações de plantação que o Município da Sertã tem efetuado no último ano, integradas numa "estratégia de gestão florestal urbana e sustentabilidade ambiental", elucidou a vereadora.

Refira-se a título de exemplo as operações realizadas no âmbito de candidatura apresentada ao Compete 2020, Eixo VII, REACT-EU, com o objetivo específico de 'Apoio à Transição Climática', onde foi realizada a plantação de árvores e arbustos. A operação abrangeu também o abate e poda de árvores, plantação de novas espécies arbóreas e arbustivas, instalação de sinalética, instalação de mobiliário urbano, substituição das faxinas vivas e instalação de ninhos para aves.