Sertã levou Festival de Gastronomia do Maranho à BTL
- Detalhes
- Publicado em 19-03-2025
![]() |
O Município da Sertã esteve mais uma vez presente na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, onde divulgou a gastronomia, vinhos e o território, tendo estado representado nos stands da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa no Turismo do Centro. A 12 de março, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, assinou o protocolo de colaboração que junta a Sertã a outros municípios, integrando a Rota dos Templários. Esta rota perpetua e celebra o legado templário da região, através de uma série de recursos patrimoniais, experiências imersivas, entre outros. Para além do Castelo da Sertã e da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, na Sertã) integrarem a referida rota, Carlos Miranda adiantou que "está a ser preparado um terceiro local, que terá um espaço museológico dedicado aos Templários e com evidências da sua presença no nosso concelho". |
No último dia do certame, 16 de março, num primeiro momento, Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã, esteve no stand da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, onde elencou os diversos ativos turísticos do concelho da Sertã com especial destaque para o Maranho da Sertã e a edição 2025 do Festival de Gastronomia. Seguiu-se a atuação musical do sertaginense Miguel Calhaz, acompanhado pelo seu contrabaixo, e a degustação de Maranho da Sertã e vinhos do concelho.
Num segundo momento e já no palco do Turismo do Centro, Cristina Nunes levantou um pouco o véu do que será a edição 2025 do Festival de Gastronomia do Maranho, um dos maiores festivais gastronómicos da região. A autarca recordou a importância do Maranho da Sertã, prato com Indicação Geográfica Protegida, enquanto "ativo económico e turístico, cuja produção aumentou nos últimos anos", gerando "uma dinâmica muito positiva". O festival, por seu lado, "é único e inclusivo" e nesta 13.ª edição, apresenta "vários restaurantes aderentes, associações locais com importante papel na transmissão das tradições, novas áreas expositivas, novo planeamento da disposição do espaço do festival, descentralização das atividades e uma aposta forte na gastronomia local, como não podia deixar de ser." O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã "é um excelente palco de divulgação das nossas potencialidades turísticas e reforça a identidade do nosso concelho." Cristina Nunes explicou também que haverá atividades direccionadas para a família, espaços para as crianças, animação de rua, showcookings, entre muitas outras atividades. "De 17 a 20 de julho, todos os caminhos vão dar à Alameda da Carvalha, na Sertã", afirmou Cristina Nunes. "Teremos espaço para cultura, espaço expositivo, tasquinhas, atividades desportivas, e também um programa musical de qualidade, cujos cabeças de cartaz serão conhecidos a 21 de março. Vemo-nos em breve na Sertã," finalizou. A fechar a presença sertaginense na BTL, decorreu novo momento musical com Miguel Calhaz, seguido de degustação de Maranho da Sertã e vinhos do concelho.