Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã faz ponto da situação e apelos
- Detalhes
- Publicado em 31-01-2026
|
A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã reuniu ao início da tarde deste sábado, para fazer novo ponto de situação no concelho, na sequência da resposta à passagem da depressão Kristin. Um ponto crítico é a Foz da Sertã, dado que o trajeto até ao depósito ainda não está acessível, mas que ficará resolvido durante o dia hoje. |
Também o Painho, Casal da Escusa, Viseu Fundeiro e Carvalhal têm problemas no abastecimento de água que serão resolvidos após a limpeza dos acessos aos depósitos. Há outros locais que poderão entretanto ficar sem água, mas serão prontamente abastecidos.
Relativamente ao fornecimento de luz elétrica, há geradores a ligar partes das localidades de Troviscal, Cabeçudo e Cernache do Bonjardim. Em Cernache do Bonjardim está a ser reposta a ligação de uma fase ligada por média tensão. Ainda hoje será fornecida energia, através de gerador, às localidades de Várzea dos Cavaleiros, Cumeada e Figueiredo. Também as localidades de Castelo e Pedrógão Pequeno terão abastecimento através de gerador muito em breve.
Estão a ser intervencionadas, pela E-redes, duas secções de média tensão, ao longo do IC8, que irão resolver diversas situações de fornecimento de energia elétrica. Refira-se que, só na zona centro, a tempestade Kristin provocou a destruição de 600 postes de média tensão.
No que diz respeito à utilização de geradores por particulares, apela-se ao cuidado para não os colocar no interior de casa, dado que os gases emitidos pelo escape são tóxicos e letais.
Em termos de estradas, a IP - Infra Estruturas de Portugal está a realizar trabalhos de corte de árvores e remoção de troncos na EN244, EN241 e EN2 (direção Junceira).
Relativamente à EN238, entre Cernache do Bonjardim e Vale da Ursa está transitável; ainda assim irão ser cortadas árvores em situação de perigo e vai ser melhorado o acesso em Vale da Ursa junto à unidade hoteleira. A estrada entre o Brejo da Correia e Porto dos Fusos está intransitável, estando em curso os trabalhos de desobstrução.
Em Cernache do Bonjardim, junto à antiga escola primária, foi retirada a árvores de grande porte que tinha cedido para a via pública. Na Rua dos Pinheiros, dada a perigosidade de queda para a faixa de rodagem, também algumas árvores irão ser cortadas.
Os Sapadores Florestais da APROFLORA removeram a árvore que tinha cedido junto à Escola Primária do Cabeçudo e procederam também aos trabalhos de remoção de troncos na EM533 desde a Sertã até Cernache do Bonjardim.
Estão a ser realizados trabalhos de desobstrução nos acessos aos cemitérios de Cumeada e Palhais. O cemitério da Sertã foi alvo de grande destruição: os trabalhadores municipais estão a remover árvores e a desobstruir as caminheiras.
Em matéria de ação social, mantém-se o mesmo número de desalojados (11) na ZCAP (Zona de Concentração e Apoio à População) da Sertã e cinco deslocados em ERPI.
A partir da tarde de hoje (sábado), estará na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, das 9 às 19H uma assistente social ou psicóloga do Município da Sertã para receber informação sobre situações de casos sociais e dar o devido encaminhamento.
Ambas as corporações estão a resolver inúmeras ocorrências. Os Bombeiros Voluntários da Sertã deixou o apelo aos presidentes de junta que façam o levantamento de estradas (municipais ou nacionais) que necessitem de intervenção. Reportou diversas situações que necessitam de cobertura, desde particulares a superfícies comerciais.
Na Foz da Sertã, os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim estão a dar apoio ao município no restabelecimento da conduta de água em Foz da Sertã e na desobstrução de acessos. Entre Tira e Trízio está a ser alargada a faixa e em vários pontos foram criados acessos. Em Janeiros foi alargada a faixa de limpeza o acesso, Vale da Ursa – Mendeira está transitável a ligeiros, pretendendo-se que fique transitável a pesados. Foi também referida a utilização do veículo-escada para uma situação social no Castelo.
No que diz respeito às escolas, prevê-se que sejam retomadas as atividades letivas, no Agrupamento de Escolas da Sertã, do 9.º, 11.º e 12.º ano de escolaridade e todos os anos dos cursos profissionais. Serão também retomadas as atividades letivas no Jardim de Infância da Sertã, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim. Ainda durante o fim de semana, será avaliada a reabertura das seguintes escolas (JI e 1.ºCEB) de Cabeçudo, Castelo, Pedrógão Pequeno e Várzea dos Cavaleiros. As restantes escolas (JI e EB) do 5.º ao 8.º ano não retomarão para já a atividade letiva.
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, informou que estabeleceu contactos com o Secretário de Estado da Administração Local, e com outros governantes e com a E-redes, pelo facto de o território estar tanto tempo sem luz. Elogiou o trabalho incansável feito pela E- Redes mas referiu que a mobilização de recursos técnicos e humanos no país, de um modo geral, tem que ser mais rápida.
O autarca mostrou preocupação dada a previsão do agravamento do estado do tempo para os próximos dias, especialmente no que diz respeito a inundações que possam acontecer em zonas urbanas ribeirinhas.
Para fazer face às necessidades sentidas por muitos populares que viram destelhadas as suas habitações, o Município da Sertã está a realizar recolha de lonas e plásticos para cobertura de estruturas. Os materiais poderão ser entregues nos Estaleiros Municipais, na Zona Industrial da Sertã, todos os dias (incluindo sábado e domingo), das 8 às 17 horas.




