Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã: ponto de situação 02.02
- Detalhes
- Publicado em 02-02-2026
![]() |
No seguimento das reuniões bi-diárias, a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã voltou a reunir ao início da tarde de segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Neste briefing esteve presente Hilário Lino, responsável regional da E-redes, que fez um retrato da situação no terreno, referindo que cerca de 50% de postes de média tensão estão derrubados/destruídos. Referiu que a prioridade é repor a média tensão, desligar ramais partidos e levar média tensão mais à frente. Aquele responsável referiu que estão a ser levantados postes, máquinas a abrir caminhos e vários geradores ligados. Recordou que a rede de baixa tensão é dispersa e está muito danificada. |
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, agradeceu o trabalho extraordinário da E-redes e sublinhou o esforço hercúleo das equipas no terreno. Referiu a pressão que tem feito junto do governo porque é "inconcebível a demora. Tem que haver uma resposta do governo, que tem que fazer mobilização nem que seja internacional, para trazer meios ao terreno, caso contrário vai demorar semanas a restabelecer." O autarca mostrou especial preocupação porque, devido às alterações climáticas, eventos meteorológicos como a tempestade Kristin vão ser cada vez mais frequentes e o país tem que estar preparado para dar resposta.
Relativamente ao reforço de apoio no terreno, Carlos Miranda confirmou que está a caminho do terreno um pelotão de 20 militares do Exército, que irão intervir no apoio à colocação de coberturas e limpeza de rede viária.





