Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã desativa PCMun

CMPCSdesPCMun sld   A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã reuniu ao final desta sexta-feira, 13 de fevereiro, num momento de tendência de retorno à normalidade, tendo sido decidida a desativação do Posto de Comando Municipal (PCMun). Embora tenha sido desativado o Posto de Comando Municipal, conforme referiu Cristina Nunes, Vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal da Sertã, o trabalho irá continuar, embora de uma forma menos intensa numa perspetiva de estabilização. A autarca sublinhou a dedicação e esforço das mais de duas semanas de todos os operacionais na linha da frente, mostrando-se ciente do trabalho que há ainda pela frente, quer ao nível da reposição elétrica e das comunicações, desobstrução de caminhos e reconstrução.

 

Rui Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã, agradeceu a todos o trabalho duro das últimas duas semanas que possibilitou dar uma excelente resposta no terreno. O edil reforçou que é necessário fazer ver ao governo central que são necessários meios e recursos para, a curto prazo, intervir no terreno e prevenir incêndios rurais. Agradeceu a disponibilização do quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã para a instalação do Posto de Comando Municipal e o apoio e colaboração de ambas as corporações de bombeiros do concelho (Cernache do Bonjardim e Sertã) e das juntas de freguesia. Rui Antunes referiu que a E-Redes vai continuar no terreno o trabalho exaustivo, quer na média, como na baixa tensão, que vai ser moroso. O reporte de avarias deverá ser feito diretamente àquela entidade através dos meios de comunicação de avarias: 800 506 506 e E-REDES | BALCÃO DIGITAL .

 

Ana Margarida Alves, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou a intensidade da situação, especialmente por ser recém-chegada à autarquia, agradeceu o trabalho e união de todos, numa cooperação extraordinária de todas as entidades que permitiu agir e socorrer de forma excecional.

 

 

Luís Miguel Martins, 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários da Sertã, e Paulo Mariano, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, agradeceram a cooperação e todo o trabalho desenvolvido conjuntamente, mostrando-se disponíveis para ocorrências futuras.

 

Os presidentes e representantes de juntas de freguesia presentes (Sertã, Pedrógão Pequeno, União de Freguesias de Ermida e Figueiredo e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais) foram unânimes ao destacar o esforço e colaboração de todas as entidades na resposta a uma situação tão urgente e desafiante como foi a destruição provocada pela tempestade Kristin.

 

Embora tenha sido desativado o Posto de Comando Municipal, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil mantém-se ativo durante o Estado de Calamidade.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies