CPCJ Sertã lançou desafio às escolas do concelho

slide-mesmaustratos

Em abril assinala-se o "Mês da Prevenção dos Maus Tratos", estando a ser postas em prática diversas atividades resultantes do desafio lançado pela CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) da Sertã às escolas do Concelho, no sentido de estas desenvolverem atividades de sensibilização/prevenção de maus tratos e outras formas de violência junto dos seus alunos.

O desafio chama a atenção para aquele que constitui, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um dos mais graves problemas de saúde pública e assenta no pressuposto de que a violência não é inevitável mas prevenível e que "Todos Juntos podemos Fazer a Diferença" na prevenção de qualquer forma de violência exercida sobre a Criança, visto que "A Infância Não se Repete".

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal da Sertã e do Balcão Sertã 3G e prevê a criação de um cartaz de divulgação, de uma canção alusiva ao tema, autocolantes com desenhos alusivos ao tema, frases temáticas para inserir em pulseiras azuis e laços azuis, elaboração de um folheto explicativo sobre o laço azul e pintura de t-shirts com frases antiviolência. Está prevista ainda uma campanha junto da comunidade com distribuição dos diversos materiais elaborados.

 

As atividades previstas no Mês da Prevenção dos Maus Tratos têm como objetivos o reconhecimento da existência de conflitos e de violência em geral, o desenvolvimento de atitudes de autoestima e autoeficácia nos alunos, promoção da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros e analisar as condutas inadequadas reconhecendo o desrespeito pelos direitos e os prejuízos causados às vítimas. Pretende-se ainda agir em situações de conflito de forma não violenta utilizando o diálogo, a negociação e a mediação, aprendendo formas alternativas de agir face a diferentes tipos de violência, sem esquecer a prevenção da violência nas relações de namoro, ao mesmo tempo que se pretende elevar os níveis de sucesso das crianças e jovens vítimas de situações de maus tratos e outras situações de perigo.

Laço Azul
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem". O azul da fita refletia a cor das nódoas negras e dos corpos batidos dos seus dois netos, alvos de violência pela mãe e namorado. O azul servia como um lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies