Dia da Criança reuniu 800 na Carvalha

IMG 1584A zona de lazer da Alameda da Carvalha e o Jardim da Cerrada foram palco de diversas atividades dirigidas às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Concelho da Sertã, como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança. Mais de 800 crianças, com idades entre os 3 e os 11 anos, participaram numa série de atividades lúdico-desportivas no dia 1 de junho. A manhã foi dedicada aos desportos radicais, ateliê de reciclagem, insufláveis, pinturas faciais, balões, música e diversos jogos. Durante a tarde as crianças foram brindadas com o espetáculo "Baile do Bê-á-bá" de José Fanha. Foram ainda oferecidos livros às crianças como forma de fomentar a fantasia e o interesse pela leitura.   A comemoração do Dia Mundial da Criança foi subordinada à temática da alimentação saudável e consumo de frutas e legumes, que esteve presente na maioria das atividades desenvolvidas. O recinto possuía uma horta vertical composta por uma palete com garrafas com vegetais e legumes, em que os alunos tinham que identificar as espécies cultivadas.

A atividade foi dirigida a todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Sertã, Jardim de Infância "O Pinheirinho" da Santa Casa da Misericórdia da Sertã e Jardim de Infância do Centro Social São Nuno de Santa Maria.

Promovida pela Câmara Municipal da Sertã em parceria com o Balcão Sertã 3G, a comemoração da efeméride contou com o apoio do Agrupamento 170 da Sertã Corpo Nacional de Escutas, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários da Sertã, Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Sertã, alunos de Desporto do Instituto Vaz Serra e Academia Sénior da Sertã.

O Dia Mundial da Criança foi assinalado pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos das crianças, independentemente da sua raça, cor, religião, origem social ou país de origem. As crianças têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

IMG 1458   IMG 1480   IMG 1501
IMG 1547   IMG 1926   IMG 1942