Campanhas angariaram 3,5toneladas de alimentos
- Detalhes
- Publicado em 24-01-2017
Em 2016 foram angariadas cerca de 3,5 toneladas de alimentos no Concelho da Sertã em diversas ações: Campanha Pegada Solidária e Cultura Solidária (iniciativas promovidas pela Câmara Municipal da Sertã) e Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome (com o apoio da autarquia).
Em contexto de crise económica e no âmbito da política de Ação Social do município, este tipo de ações assumem cada vez maior importância no sentido de fazer face às dificuldades socioeconómicas de algumas famílias do concelho. |
A mais recente campanha do Banco Alimentar Contra a Fome no concelho da Sertã, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, permitiu a recolha de 1539kg de alimentos. A "Pegada Solidária no Concelho da Sertã", que decorreu de 25 de novembro a 18 de dezembro, totalizou 1677,32 kg de alimentos angariados, permitindo à Câmara Municipal da Sertã a atribuição de 127 cabazes de Natal a famílias com dificuldades socioeconómicas, identificadas por entidades com competências na intervenção social.
Em 2014, a Câmara Municipal da Sertã estendeu a solidariedade aos eventos culturais por si promovidos, com o objetivo de sensibilizar e apelar à dádiva de bens alimentares. Assim, foi criada a campanha "Cultura Solidária": para assistir aos eventos culturais (concertos, teatros, espetáculos de dança, etc,) os espetadores são convidados a contribuir com bens alimentares, designando-se esta contribuição "entrada solidária". Com o objetivo principal de "ajudar quem mais precisa", a referida campanha ambiciona, ao mesmo tempo, sensibilizar e incutir na população a cultura e o espírito solidários, que assumem particular importância em tempos de crise. A contribuição é de carácter facultativo e os eventos abrangidos têm a identificação da referida campanha. Em 2016 foram angariados 243,08 kg de alimentos.
A campanha Pegada Solidária possuía pontos de recolha de bens em diversos estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de ensino do Concelho. A angariação de bens e a elaboração dos cabazes contou com a colaboração de 96 voluntários de entidades parceiras: Agrupamento de Escolas da Sertã, Banco Local de Voluntariado, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 170 da Sertã, Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e Instituto Vaz Serra.
Os cabazes foram entregues aos munícipes que apresentaram documentação junto do Setor de Ação Social e beneficiários indicados pelas entidades parceiras, cruzados com as listas do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Carenciadas (FEAC) da Segurança Social, Banco Alimentar Contra a Fome e Beneficiários de Cantina Social/Serviço de Apoio Domiciliário, tendo sido excluídos os munícipes que apresentaram rendimentos per capita superiores ao Indexante de Apoios Sociais (IAS) - fixado em 419.22€ pela Portaria n.º 1514, de 24 de dezembro de 2008.
Para além do apoio das entidades mencionadas na recolha de bens e elaboração de cabazes, a campanha contou com a colaboração de todas as juntas de freguesia do Concelho da Sertã, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Sertã e Cáritas.