Transporte a Pedido - Sertã

Sld-TrasnPedidoSerta

No dia 5 de junho inicia-se o Transporte a Pedido no Concelho da Sertã. Trata-se de um projecto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que pretende dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade, proporcionando uma oferta de serviços de transporte colectivo em zonas de baixa densidade populacional, numa lógica de inclusão social.

Este projecto possui circuitos, paragens (devidamente identificadas com o símbolo do Transporte a Pedido) e horários definidos, em que a viagem é desencadeada pelo cliente através do pedido para a central de reservas (800 209 226 chamada grátis) gerida pela CIMT. As viagens iniciam-se a 5 de junho, contudo as reservas podem já ser feitas. O serviço é assegurado por táxis locais que praticarão tarifas que variam em função da distância da viagem e equiparam-se às tarifas usadas nos serviços de transporte interurbano, oscilando ente 1,20€ e 3,80€. Para viagens frequentes, são disponibilizadas carteira de 10 bilhetes pré-comprados, com 30% de desconto. No Concelho da Sertã estão definidos nove circuitos: sete circuitos de ligação a sedes de freguesia e sede do concelho (Amioso, Castelo, Cabeçudo, Cumeada e Marmeleiro, Ermida e Figueiredo, Pedrógão Pequeno, Troviscal e Várzea dos Cavaleiros) e dois circuitos de ligação a Cernache do Bonjardim (Palhais e Quintã).

Os circuitos permitem o acesso ao Mercado Semanal da Sertã, realizado às sextas-feiras, e ao Mercado Semanal de Cernache do Bonjardim, realizado às segundas-feiras, e o acesso da população residente na freguesia do Troviscal à Praia Fluvial do Troviscal durante todo o ano, no horário definido.

A configuração dos serviços do Transporte a Pedido complementa a oferta de transportes públicos existente e assegura a mobilidade dentro do concelho, garantindo ligação dos lugares mais rurais às suas respetivas sedes de freguesia, no sentido de dar resposta às necessidades de deslocação para os serviços que aí se localizam e, a partir destas, para a sede de concelho. Garantem os níveis mínimos de serviço, com oferta de circulações que permitam deslocações ao início de manhã para a sede de concelho (próximo do horário de abertura dos serviços) e o regresso por volta da hora de almoço e/ou final da tarde.

Este projecto da CIMT arrancou no terreno em 2013, no concelho de Mação, tendo sido progressivamente alargado a outros concelhos desta comunidade: Abrantes, Alcanena, Constância, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Transporte a Pedido – Perguntas Frequentes

O que é o Transporte a Pedido?
O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva da sua viagem.

Como posso reservar?
As reservas poderão ser efetuadas até às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226.

O que acontece se não fizer reserva?
Se não for feita reserva até às 15:00h do dia útil anterior, não é garantida a realização do serviço de transporte. Poderão ser admitidas reservas de última hora, mas apenas para as paragens que já tenham reservas.

Como proceder para cancelar a reserva?
Se pretender desistir da reserva ou não puder comparecer na paragem à hora programada, o passageiro deverá contactar a Central de Reservas para proceder ao cancelamento da viagem.

Até onde posso ir com o Transporte a Pedido?
Existem 40 circuitos do serviço de Transporte a Pedido a funcionar nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Que tipo de viatura realiza o serviço?
Os serviços são, atualmente, realizados por táxis (de 8 ou de 4 lugares), identificados pelo dístico do Transporte a Pedido.

Os táxis vão recolher os passageiros em casa?
Não. Embora o serviço de transporte seja efetuado por táxis, não se trata de um serviço de táxi. Existem paragens (devidamente identificadas com o símbolo do Transporte a Pedido), horários e circuitos definidos.

Onde posso comprar o bilhete e quanto custa?
O bilhete é cobrado pelo motorista e por viagem. As tarifas variam entre 1,20€ e 3,80€ de acordo com a distância origem/destino.

Como funcionam as carteiras pré-compradas?
As carteiras têm 10 bilhetes com validade de 2 meses a contar da data da primeira viagem. Devem ser solicitadas para a linha de atendimento, no momento da reserva, e são vendidas pelo motorista no momento de embarque da primeira viagem.

Como posso obter mais informações?
Para mais informações poderá ligar para o número de telefone 241 360 444, a funcionar todos os dias úteis, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.