Maranho foi o centro das atenções no Festival de Gastronomia

Slide-FG-Maranho2017   O Maranho foi mais uma vez o protagonista da sétima edição do festival de gastronomia, que decorreu na vila da Sertã, de 13 a 16 de julho. Promovido pelo Município da Sertã, aquele certame incluiu variadíssimas actividades para toda a família: concertos, atividades desportivas, ateliês, show cooking e a emissão em direto do "Somos Portugal" (TVI). À semelhança do ano anterior, o festival possuía tenda com dois restaurantes, sendo um deles representante da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada. A edição deste ano contemplou algumas novidades: tasquinhas dinamizadas por associações concelhias e maior número de expositores (135), comparativamente ao ano anterior (98).


Mais uma vez, as altas temperaturas não deram tréguas durante o fim de semana, no entanto não impediram o público de aderir em massa ao festival. A nível musical, passaram pelos diversos palcos do festival nomes como os Red, Àtoa, UHF e Orquestra Big Gang. Sendo o Concelho da Sertã apelidado de "viveiro de músicos" o cartaz musical só ficaria completo com os diversos grupos musicais do concelho nomeadamente Popxula, Filarmónica Aurora Pedroguense, Filarmónica União Sertaginense, José Cláudio e Catarina Brilha, Bombos de Casal da Madalena, Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim, Grupo de Animação Seca Adegas, Grupo de Concertinas da Sertã, Grupo de Cantares de Música Popular da Freguesia do Castelo, Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, Rancho Folclórico Clube Bonjardim, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno e Grupo instrumental do CCDSertã. Pelo palco dos DJ's passaram DJ Sergy, DJ Hugo Rafael e DJ Miguel Chagas & Paulo Granada.



A programação do Festival de Gastronomia do Maranho contemplou também a programação cultural em rede "Caminhos da Água", um projecto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que trouxe à Sertã artistas como Capicua & Pedro Geraldes, Lavoisier, Carripana Lama, Drama & Beiço, entre outros.



As tradições nunca são esquecidas pelo festival e prova disso são os diversos ateliês realizados que fizeram as delícias dos participantes: tecelagem, enchidos, filhós e cartuchos de amêndoa. Justa Nobre, Chef de renome, dinamizou um show cooking em que reinventou o Maranho, introduzindo diversas inovações, como por exemplo, substituindo o arroz por cuscuz.

 

Durante o festival foram divulgados os resultados e entregues os prémios aos vencedores da segunda edição do concurso gastronómico "Tradições de Celinda", promovido pela Câmara Municipal da Sertã, AproSer e Balcão Sertã 3G. O concurso era composto por diversas categorias: Entrada Tradicional, Sopa Tradicional, Prato Principal Tradicional, Doce Tradicional e Bebida Tradicional. Estiveram a concurso 63 pratos, dos quais saíram vencedores:
- Entrada tradicional – Maria Rodrigues – Queijo de Cabra da Sertã;
- Sopa Tradicional – Associação Alcainho – Sopa à Alcainho;
- Prato Principal Tradicional – Carnes Simões, Lda. – Bucho da Sertã;
- Doce Tradicional – Pastelaria Império – Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim;
- Bebida Tradicional – Altamiro Jorge – Aguardente de medronho envelhecida.
Foram ainda entregues prémios aos segundos e terceiros classificados em cada categoria.

 

Na cerimónia de abertura, que contou com as presenças de Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro, e de Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se ao festival de gastronomia como sendo um sucesso anual que "tem sido globalmente um excelente instrumento de divulgação turística". "O Maranho tem hoje uma divulgação nunca vista. O seu reconhecimento e a imagem bem fundamentada que o distingue melhoraram exponencialmente. Tem sido um trabalho persistente que se reflete não só no Maranho e na gastronomia mas globalmente em todos os aspetos turísticos", concluiu o autarca.

 

À semelhança do ano anterior, no último dia do festival, foi emitido em direto, a partir do Jardim da Cerrada, na Sertã, o programa televisivo "Somos Portugal". Ao longo de seis horas, foram vários os momentos musicais, entrevistas no recinto do festival e reportagens realizadas em diversos pontos do Concelho da Sertã.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies