Município disponibiliza “Tempo de Acolher”

Slide-TempodeAcolher   Pelo quarto ano consecutivo, o Município da Sertã promove o projeto "Tempo de Acolher", no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família, sendo composto por atividades de complemento à atividade lectiva, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

São disponibilizadas diferentes atividades que visam contribuir ativamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças do Concelho da Sertã, valorizando e incentivando a frequência das escolas em locais com menos população, especificamente Pedrógão Pequeno, Cabeçudo, Castelo, Cumeada, Várzea dos Cavaleiros e Troviscal. Incide na realização de ações de apoio ao estudo, ações lúdico-pedagógicas de motivação para a leitura e expressões, com o objetivo de incentivar o sucesso escolar.

O "Tempo de Acolher" implementa-se em duas vertentes: pós-letivo e interrupções letivas. Na componente pós-letiva, as atividades têm lugar nas escolas referidas, diariamente das 17h30m às 19h30m. Para além do apoio ao estudo, monitores com formação adequada desenvolvem ações lúdico-pedagógicas de motivação para a leitura, para a fantasia, para a arte e para a música.

No que concerne às interrupções letivas, as crianças participam em atividades ligadas às expressões, cultura e desporto, desenvolvidas nas escolas referidas e em ações realizadas em espaços como a Casa da Cultura, Pavilhão Desportivo e Biblioteca Municipal.

Estas componentes do Projeto, em particular a referente à interrupção letiva, além de valorizarem as escolas que possuem menos alunos, pretendem também divulgar junto da comunidade educativa, especialmente junto dos mais novos, as particularidades de cada freguesia, em termos culturais e vivenciais, abrangendo a comunidade educativa local e a comunidade em geral, nomeadamente através da colaboração e envolvimento das Juntas de Freguesia.

Para além do "Tempo de Acolher", no âmbito das atividades de animação e apoio à família, o Município da Sertã promove também os projetos/apoios: "CRIAR+" (educação pré-escolar), "Férias a Brincar" (educação pré-escolar) e "Férias Integradas" (alunos com necessidades educativas especiais integrados nas salas da Vida Ativa e da Unidade de Ensino Estruturado).