Etapa Vida entre Sertã e Oliveira do Hospital com Presidente na caravana

Slide-ApresenEtapaVida    No passado dia 30 de maio, foi apresentada em Pedrógão Grande, a Etapa Vida, no âmbito da 80ª Volta a Portugal Santander, que se realiza a 4 de agosto numa homenagem solidária às populações atingidas pelos incêndios do ano passado. Coincidente com a terceira tirada da competição a decorrer entre Sertã e Oliveira do Hospital, a Etapa Vida vai ter a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e terá como padrinho Marco Chagas, o recordista português da Volta, com quatro vitórias na maior prova nacional de ciclismo.

Profundamente ligada ao território, a Volta a Portugal em Bicicleta é um dos mais importantes veículos de promoção local. Com 90 anos de existência, é também um dos eventos desportivos de referência nacional decidindo a Podium Events, a entidade organizadora, juntar esforços para lembrar as vidas perdidas e as regiões desoladas, mas sobretudo para enaltecer a valentia dos que puseram mãos à obra com o objetivo único de reconstruir a vida. Para tornar possível a iniciativa juntaram-se alguns dos patrocinadores da Volta - Santander, Liberty Seguros, Altice, Jogos Santa Casa, Brisa - e ainda o Turismo do Centro e a Fundação do Desporto que financiam e oferecem a Etapa Vida aos concelhos do centro do país violentamente afetados pelo fogo. A caravana da Volta a Portugal Santander sairá, a 4 de agosto, da Alameda da Carvalha, na Sertã, pelas 12h30 para cumprir 175,9KM. Um percurso que passa por Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Lousã, Góis, Arganil e Tábua, terminará cerca das 17h30 na Rua D. Carlos Campos, em Oliveira do Hospital.

"Ter tantas pessoas e entidades a apoiar dá-nos algum conforto. Este lado solidário do desporto está a contribuir de uma forma muito especial, sobretudo porque se trata de ciclismo que é uma modalidade muito popular e com muitos adeptos na região centro. Conseguir organizar uma etapa solidária, sem custos para os municípios afetados pelos incêndios, mostra bem que a organização está atenta aos problemas sociais que se passam no país."
José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

"É com eterna gratidão que recebemos esta demonstração de carinho e solidariedade para com a população de Pedrógão Grande, que se reveste daquilo que mais precisamos, de nos movermos ao longo da Etapa da Vida, de reconstruirmos e continuarmos o desenvolvimento crucial das nossas vidas, com o mesmo empenho que temos tido até agora. Mas também é uma bonita homenagem àqueles que faleceram nos incêndios, bem como aos que lutaram com bravura para salvar tantos que hoje continuam bravamente a caminhar ao longo da sua etapa da Vida."
Valdemar Alves, Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande

"A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento desportivo de grande prestígio e de enorme significado para os portugueses. A decisão de criar a Etapa Vida constitui um gesto solidário que me deixa profundamente grato e reconhecido. Deixo o meu mais sentido agradecimento a Joaquim Gomes e à organização da Volta a Portugal em Bicicleta, por esta feliz decisão, na certeza de serem gestos como este que contribuem para o engrandecimento e notoriedade deste fantástico evento."
Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal Figueiró dos Vinhos

"É extremamente importante continuarmos a aparecer e a dizer - Estamos cá, estamos
vivos e vamos transformar esta tragédia em oportunidade. Os participantes da Volta vão
ter a oportunidade de fazer a subida épica da Serra da Lousã onde se vão aperceber de que temos paisagens que não existem noutro local. Estamos a receber, estamos a dar aquilo que temos e iremos ter um retorno de visibilidade do que temos para oferecer nestes territórios."
Alda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra

"Na Etapa Vida celebramos, através do desporto, a coragem, a resiliência e a capacidade
de ultrapassar dificuldades característica das pessoas, das empresas e das instituições dos territórios que viveram no ano passado um dos momentos mais negativos da sua história. Agradecemos à organização da Volta a Portugal a atenção e a disponibilidade para – simbolicamente e com um evento que é do agrado dos lousanenses – dar um sinal de apoio aos concelhos que acolhem esta etapa."
Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã

"Os incêndios que atingiram diversos concelhos do nosso país foram o mote para a escolha do nome desta etapa, mormente os seus sobreviventes, que, diariamente, lutam pela memória dos que lhes foram roubados e pelos bens de uma vida inteira que, em poucos minutos, se despedaçaram. A Câmara Municipal de Góis estará sempre ao lado de todos, pois as pessoas estão em primeiro lugar. Receber a Etapa Vida de tão célebre competição desportiva é uma honra e motivo de orgulho para todos os goienses."
Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira, Presidente da Câmara Municipal de Góis