Etapa Vida arrancou na Sertã
- Detalhes
- Publicado em 07-08-2018
![]() |
A vila da Sertã foi o palco da partida da terceira etapa da 80.ª Volta a Portugal em Bicicleta, no passado sábado, 4 de agosto. Tratou-se da Etapa Vida, sem qualquer custo para os municípios envolvidos, totalmente suportada pelas marcas patrocinadoras da "Volta", a que se juntaram o Turismo do Centro e a Fundação do Desporto, para demonstrar o seu apoio e solidariedade para com os concelhos afectados pelos incêndios do ano passado.
Na partida da Etapa Vida, na Alameda da Carvalha, Sertã, as altas temperaturas não demoveram o público, que faz questão de assistir às diversas modalidades desportivas que frequentemente elegem o concelho da Sertã como palco. |
Destaque para as presenças de Eduardo Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação, Hermínio Loureiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, assim como os presidentes de câmara dos municípios de Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Góis.
José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, agradeceu o gesto solidário da Podium, entidade organizadora da Volta, e dos patrocinadores da prova em terem "isentado de custos os municípios afectados pelos incêndios de 2017", como forma de alavancar o território, mostrando as suas potencialidades.
O programa "Há Volta" da RTP, que todos os anos acompanha a prova rainha do ciclismo nacional, desafiou José Farinha Nunes a fazer a típica sertã: nos Estaleiros Municipais o autarca pôs mãos à obra, trabalhou o metal, pintou e finalizou a Sertã.
A terceira tirada, na região Centro de Portugal, teve 175,9 quilómetros e depois de arrancar da Sertã passou por Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Lousã, Góis, Arganil, Tábua e terminou em Oliveira do Hospital, contando com a participação de 129 ciclistas. A etapa foi vencida por Raúl Alarcon da equipa W52-FCPorto, que recebeu a camisola amarela das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
SERTÃ na Volta a Portugal:
Chegadas
1976 (38ª Volta): Évora - Sertã, 185 Km - Marco Chagas (Costa do Sol)
2011 (73ª Volta): Covilhã - Sertã, 182,3 Km - Jacob Rathe (Chipotle)
2014 (76ª Volta): Oleiros - Sertã, 28,9 Km - CRI - Gustavo Veloso (OFM)
Partidas
1976 (38ª Volta): Sertã - Mealhada, 135 Km., Líder - Joaquim Andrade (Safina)
2013 (75ª Volta): Sertã - Castelo Branco, 180 Km – Líder - Sérgio Pardilla (MTN)