EN2 eleita como um dos 19 locais a visitar em 2019

Slide-EN2DestTur2019   A Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa parte considerável do concelho da Sertã, foi designada pela editora norte-americana Froomer's como um dos 19 destinos do mundo a visitar em 2019. Esta distinção surge numa altura em que a Câmara Municipal da Sertã e mais 30 municípios trabalham ativamente na promoção da EN2 nos mercados nacional e internacional.
José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostrou-se "extremamente satisfeito" com esta distinção, considerando "ser o corolário de um intenso trabalho iniciado em 2014, onde o Município da Sertã foi cofundador, e que passou pela criação, dois anos depois, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2".

O autarca entende que a EN2 é um “ativo turístico importantíssimo e uma grande janela de oportunidades, cuja validade foi percecionada, desde a primeira hora, pela Câmara Municipal da Sertã”.
A importância deste trabalho em rede tem dado “frutos consideráveis”, devido à “economia de escala que se gerou pela criação da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2”.

Todavia, José Farinha Nunes lembra que esta distinção “não deve tirar-nos o foco do que é essencial. Há ainda muito a fazer na valorização turística da EN2 e estou em crer que, nos próximos anos, poderemos ter um produto sustentável, capaz de se afirmar em diferentes países”.
A indicação da EN2 como um dos 19 destinos a visitar em 2019 foi divulgada pela Froomer’s, uma editora que produz mais de uma centena de guias turísticos de todo o mundo. Desde a sua fundação, a empresa vendeu mais de 75 milhões de exemplares dos seus guias, que são reconhecidos como “autênticas bíblias dos viajantes”. Aliás, a Google chegou a deter esta marca, que voltou recentemente aos seus proprietários originais.

No texto justificativo sobre a EN2, a Froomer’s fala de uma “estrada icónica”, através da qual é possível viajar de norte a sul de Portugal e em que “os viajantes mais sagazes podem fugir às multidões, explorando o bonito e por vezes negligenciado Interior”.
Nesta estrada, que atravessa 35 municípios ao longo dos seus 739 quilómetros de extensão, é possível observar “paisagens ásperas e pouco visitadas”, visitar quatro monumentos Património da Humanidade e conhecer “montanhas selvagens, elegantes cidades termais, lagos intocados e uma cadeia de cidades históricas e aldeias fotogénicas”.
Além da EN2, a Froomer’s destaca ainda o concelho da Sertã, sugerindo o Convento da Sertã Hotel como um dos locais ideais para quem pretende pernoitar durante a travessia desta estrada. “são grandes notícias para a Sertã e para o seu turismo”, disse José Farinha Nunes, que destacou “o papel dos empresários locais” na forma como este sector tem vindo a desenvolver-se de forma notável.
A lista de 19 destinos divulgada pela Froomer’s compreende países como a França, Egito, Itália, Brasil e Singapura, além de cidades como Nova Iorque, Nagasaki ou Hollywood.