Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode será decisivo para o Turismo no Concelho

PEACBfoto slide   A substituição do POACB - Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode pelo PEACB – Programa Especial da Albufeira de Castelo do Bode, iniciada em junho deste ano, poderá ser decisiva para o Turismo e Economia do Concelho da Sertã. Quem o afirma é José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que lembra as restrições provocadas por aquele plano, num passado recente, designadamente no desenvolvimento de duas zonas turísticas de excelência do Concelho, como o Trízio e o Almegue.

"As albufeiras constituem um ativo turístico importante na dinamização dos territórios, quer a nível social, económico ou ambiental. No Concelho da Sertã, por exemplo, o Trízio, situado em plena Albufeira Castelo do Bode, além de aprazível para a prática balnear, constitui um local de excelência para acolher campeonatos de modalidades náuticas e faz parte da primeira estância de Wakeboard do mundo, possuindo um dos cinco cable parks do Médio Tejo", lembrou José Farinha Nunes.

O edil acredita no "bom-senso da tutela" e espera que a revisão do plano possa "acomodar os interesses dos municípios banhados por esta albufeira (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sertã e Vila de Rei)", isto porque "não podemos esquecer que se tratam de regiões deprimidas marcadas pelo despovoamento e falta de investimento, em que o Turismo surge como alavanca para o desenvolvimento da economia, juntamente com a floresta e as energias renováveis."

O autarca espera que o novo programa possibilite a correção de assimetrias no desenvolvimento de projetos turísticos nas margens do Rio Zêzere.
"Não pretendemos uma total liberalização do plano mas, por outro lado, havendo constrangimentos, estes não poderão colocar em causa o desenvolvimento. Existem ainda inúmeros obstáculos ao desenvolvimento de projetos turísticos e ao aproveitamento das águas para atividades de lazer e recreio", referiu José Farinha Nunes. Num cenário diferente, a verificar-se o aumento dessas restrições, considera que "os municípios deveriam ser ressarcidos por abdicarem de um ativo económico tão valioso e estratégico em benefício do bem-estar de outros."

José Farinha Nunes relembrou também os 17 prémios arrecadados por Portugal nos World Travel Awards e a recente eleição da Estrada Nacional 2, pela editora norte-americana Frommers, como um dos 19 destinos a visitar em 2019, para lembrar a "importância estratégica do Turismo e a necessidade de criar condições ao seu desenvolvimento não apenas no litoral mas também no interior do país".

A Albufeira de Castelo do Bode é a mais importante reserva estratégica de água para o abastecimento público de Portugal, abastecendo mais de três milhões de pessoas. A substituição do plano pelo novo programa especial da albufeira deverá estar concluída no final de 2019.