Seminário trouxe 100 docentes de Geografia à Sertã

Sld seminariogeo  

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro decorreu a nona edição do Seminário Nacional de Professores de Geografia. Intitulado "Sustentabilidade, Empreendedorismo, Revitalização, Território e Ambiente" numa clara menção à localidade que o acolheu, o Seminário foi organizado pela Associação de Professores de Geografia com o apoio do Município da Sertã, do Agrupamento de Escolas da Sertã e de outras entidades locais e nacionais.

A sessão de abertura decorreu na Casa da Cultura da Sertã e contou com as presenças de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Fernanda do Carmo, Diretora Geral do Território e antiga Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Cidades.

 

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, enalteceu a escolha do tema, que se afigura atual, extremamente relevante e que deve ser discutido e trabalhado concretamente e em várias frentes que se deverão interligar, visto o Ordenamento do Território não se coadunar com estudos e trabalhos espartilhados. A utilização dos recursos existentes, o seu aproveitamento, rentabilização e preservação deverá ser efetuado com peso e medida, constituindo preocupação constante. O autarca sublinhou a importância da floresta e do investimento nesta, referindo que o Município da Sertã está a trabalhar no sentido de potenciar a vocação florestal e agrícola do município. Referiu-se ao facto de, no Concelho da Sertã, serem muitos os empresários que desenvolvem a sua atividade com base na floresta, tendo conseguido manter esta atividade, com todas as dificuldades que se têm vindo a sentir. Com todas estas questões presentes, José Farinha Nunes referiu-se ao SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, dizendo que tem desenvolvido um trabalho bastante relevante que permite perceber que existe, efectivamente, margem para evoluir de forma positiva no futuro.

Fernanda do Carmo, Diretora Geral do Território e antiga Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, desvendou que o Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território viu recentemente a sua revisão ser concluída, estando a sua discussão na Assembleia da República prevista para o início de dezembro. Referiu-se a este programa como sendo um instrumento orientador, que permitirá trabalhar o Ordenamento do Território de forma concertada e global.

 

O programa do seminário compôs-se de conferências, visitas de estudo e peddy-papper. Uma das visitas de estudo teve lugar no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta. Os professores participantes no seminário visitaram os diversos espaços daquele centro: FabLab, Estufas, Nave de Ensaios e estufas. Puderam contactar de perto com o trabalho desenvolvido, mostrando-se interessados em realizar visitas de estudo com alunos das escolas onde leccionam.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies