Ministro apresentou concurso: Parcerias para o Impacto - Revitalização do Pinhal Interior

Sld-PIRPI    Pedro Siza Vieira, Ministro-adjunto e da Economia, apresentou, em Alvaiázere, o concurso de apoios direccionado para a área da economia social, designado "Parcerias para o Impacto para a Revitalização do Pinhal Interior". O ministro referiu que este programa poderá ser encarado como uma oportunidade para inverter o ciclo de envelhecimento e diminuição de população, nos 19 municípios abrangidos pelo concurso, que disponibiliza, no total, um milhão de euros.
"São territórios merecedores da mesma qualidade dos serviços públicos", referiu o ministro, apelando à criatividade para se encontrarem "respostas inovadoras para problemas sociais distintos".

Na cerimónia discursou também Maria Manuel Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que se referiu a este concurso como uma medida de discriminação positiva da região.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, que esteve presente na apresentação pública, considera aquele concurso como um passo relevante para a revitalização do território afectado pelos incêndios. No entanto, "há ainda muito a fazer, quer para recuperar as zonas afectadas pelos incêndios de 2017, quer para corrigir as discrepâncias com o litoral", conclui o autarca.

Apresentado em Alvaiázera, a 11 de janeiro, o concurso tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento dos 19 municípios, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social, que deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que incidam na resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, protecção social, inclusão e emprego. As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro. Abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pedrógão Grande, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares, nos distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém.