Sessão dirigida à comunidade estrangeira registou boa adesão

Sld-SessaoFlorestas19

Cerca de 45 pessoas da comunidade estrangeira residente no Concelho da Sertã marcou presença na última de nove sessões de sensibilização referentes à Defesa da Floresta, que teve lugar a 4 de março, no Salão da Assembleia Municipal, no Edifício dos Paços do Concelho.

Cristina Nunes, do Gabinete Florestal da Câmara Municipal da Sertã, apresentou o território e a sua organização administrativa, assim como as entidades envolvidas na defesa da floresta e combate a incêndios. Apresentou os critérios para a gestão do combustível nas faixas (cujos mapas estão disponíveis no site do município) no que diz respeito à eliminação de herbáceas e mato, desramação e as distâncias permitidas entre árvores e entre estas e edifícios.

Pedro Farinha, Sargento-Ajudante da GNR/SEPNA (Guarda Nacional Republicana/Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente), relembrou a questão das coimas previstas no caso de se verificarem contraordenações no âmbito da gestão de combustível. Reforçou alguns cuidados a ter na silvicultura preventiva, especialmente durante o denominado período crítico, assim como a importância do uso de dispositivos de segurança em tractores e máquinas agrícolas.

Francisco Pêraboa, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco da Proteção Civil, apresentou os programas "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras". O primeiro estabelece medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio. Já o segundo programa visa promover "ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais".

A sessão contou também com a presença de Paulo Mariano, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e David Oliveira, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários da Sertã.

Tratou-se da primeira iniciativa promovida pelo Município da Sertã dirigida especificamente à comunidade estrangeira residente no Concelho, sendo maioritariamente falada em inglês. O público presente mostrou-se bastante interessado, tendo apresentado diversas dúvidas que foram esclarecidas pelas várias entidades ali representadas. No final, destaque também para algumas intervenções em que foi elogiada a iniciativa do Município da Sertã em preparar aquela sessão especificamente para a comunidade estrangeira.