Município destacou “O Poder da Auto-estima na Saúde e Beleza”

Sld-DiaMulher2019   À semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã, voltou a comemorar o Dia Internacional da Mulher. Este ano foi destacado “O Poder da Auto-Estima na Saúde e Beleza” com um colóquio e uma mini-feira de bem-estar, no passado dia 8 de março, na Alameda da Carvalha, onde as Mulheres podiam receber conselhos de beleza e fitness, dicas de maquilhagem e massagens. Foram homenageadas de forma simbólica, todas as cabeleireiras, esteticistas e técnicas de bem-estar do Concelho da Sertã.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, lembrou "o que tem sido a luta das mulheres por mais direitos e liberdades" consciente de que "os homens de hoje estão mais cientes desta luta e são atores importantes nesta mudança, que não é apenas legislativa, mas também cultural." Referindo-se à homenagem deste ano, o autarca refere que "é uma homenagem merecida a todas aquelas que diariamente têm o poder de melhorar a autoestima, através da saúde, da beleza e do bem-estar. Estamos a falar de mulheres com um dote especial e que são capazes, com os seus gestos e trabalho, de mudar o mundo de alguém. O nosso pequeno mundo, enquanto seres humanos, também pode mudar com um simples toque de beleza ou com uma maior sensação de bem-estar." José Farinha Nunes finalizou sublinhando que a homenagem "presta um importante tributo a estas mulheres, que por vezes podem parecer invisíveis à sociedade, mas que desempenham há séculos um papel fundamental."

O colóquio contou com a participação de Lídia Santos, Margarida Mestre e Rafaela Mendes. Ao longo de uma conversa informal, foi abordada a importância de se comemorar o Dia Internacional da Mulher, como forma de chamar a atenção para a desigualdade de oportunidades que ainda se verificam em algumas áreas da sociedade. Através de vários exemplos dos seus percursos pessoais, foi abordada a importância da manutenção de uma boa auto-estima, que se reflecte na saúde, na beleza e, de um modo geral, na vida.

Lídia Santos, empreendedora sertaginense, cedo começou a trabalhar, passando pela restauração, vendas porta-a-porta e em feiras, até enveredar pela abertura de um talho com o marido em 1984. Assumiu a liderança da empresa, que começou com três mulheres e atualmente conta com 17 trabalhadoras. Em 2002, cumpriu mais um sonho com a abertura da loja de decoração, cujo conceito alargou ao vestuário, calçado e acessórios.

Margarida Mestre iniciou a sua vida profissional na Arquitetura, tendo exercido funções em câmaras municipais durante 15 anos. Estudou Coaching, Programação Neurolinguística e Time Line Therapy e desempenhou funções de Diretora de Vendas Independente numa marca de cosméticos, tendo liderado uma equipa de 120 mulheres. No âmbito do Coaching, tem na calha o projecto "Mulheres PRO", que pretende ensinar, inspirar e ajudar mulheres insatisfeitas com a sua vida actual a terem mais coragem, confiança e auto-estima.

Rafaela Mendes exerceu durante sete anos na área da engenharia e biologia alimentar. Enveredou depois pela Consultoria de Imagem e Valorização Pessoal e pelo Visagismo. Neste âmbito, criou o projecto "Oncovida" especificamente orientado para mulheres oncológicas, que promove a re-elaboração da autoimagem, o resgate de identidade e do amor-próprio.