Dia Mundial da Água

Sld-Agua   O acesso à água potável e ao saneamento são direitos humanos, consagrados pelas Nações Unidas. Apesar disso, parte considerável da população mundial continua impedida de usufruir desses direitos.
Em 2019, o Dia Mundial da Água, que anualmente se assinala a 22 de março, tem como mote «Não deixar ninguém para trás». É uma realidade a merecer atenção e que deve obrigar os vários atores coletivos e governamentais a um papel mais ativo e, sobretudo, interventivo.

O desenvolvimento humano sustentável não é possível sem água de boa qualidade acessível a todos. Estudos recentes mostram que três em cada dez pessoas não têm acesso a água potável e o número cresce consideravelmente quando falamos de saneamento. O Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos alerta-nos para um cenário preocupante, onde a degradação do meio ambiente e a pressão insustentável sobre os recursos hídricos serão fatores desestabilizares no futuro e provavelmente responsáveis por quedas assustadoras no desenvolvimento humano e económico.

O Município da Sertã está atento a estes fenómenos e tem adotado uma postura de consciencialização ambiental, promovendo hábitos saudáveis e sensibilizando as populações para o tema da água.

A água é, aliás, um dos principais ativos do Concelho da Sertã, sendo fundamental a sua preservação e proteção. Não podemos deixar de estar preocupados com o futuro e por isso insistimos na necessidade de preservação dos recursos hídricos, sublinhando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.
Um mundo mais saudável e justo exige mentalidades diferentes. A água é um recurso de todos e todos têm o dever de agir. O problema é global mas as soluções podem ser locais. Saibamos aproveitar o Dia Mundial da Água para dar um primeiro passo.