Espaços do Cidadão inaugurados

Slide-not-EspCidadao   Luís Filipe Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, inaugurou o "Espaço do Cidadão" instalado no Edifício dos Paços do Concelho, na Sertã, e o "Espaço do Cidadão" localizado na sede da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, no passado dia 15 de março.

Nestes espaços é agora possível alterar a morada do cartão do cidadão, obter certidões de registo civil, comercial e predial, obter o registo criminal, bem como renovar autorização de residência ou do serviço de estrangeiros e fronteiras, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos à Segurança Social e à Caixa Geral de Aposentações, marcar consultas no Serviço Nacional de Saúde, pedir o Cartão Europeu do Seguro de Doença e consultar listas de espera para cirurgias.

Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, os espaços inaugurados "respondem a um conjunto de necessidades há muito identificadas pela população e são um sinal de que o Estado quer estar mais próximo das pessoas e facilitar a sua vida, independentemente do local em que se encontrem". De acordo com o autarca "este tipo de serviços são fundamentais para reforçar a qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, dar-lhes ferramentas que facilitem o seu quotidiano".

Luís Filipe Goes Pinheiro começou por referir que a Sertã está no seu imaginário desde criança, e que tem acompanhado ao longo do tempo. Também por essa razão, a inauguração daqueles espaços tem ainda mais significado. "Tem sido feito um esforço ímpar nos últimos anos, no sentido de disponibilizar serviços on-line e de tornar a sua utilização mais intensiva." O Secretário de Estado referiu que olha para os Espaços do Cidadão com um carinho especial porque permite que "as pessoas tenham cara da administração perto de si e contrariam o movimento da desertificação das áreas de menor densidade populacional".