Apresentação da Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente com ligação à Igreja da Misericórdia
- Detalhes
- Publicado em 24-08-2020
No final do mês de julho tiveram início os trabalhos da Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente com ligação à Igreja da Misericórdia, na Vila da Sertã, numa intervenção que decorrerá durante cinco meses. Esta requalificação integra-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana – PARU, do qual fazem parte as obras já realizadas "Revitalização da Av. Gonçalo Rodrigues Caldeira", "Revitalização da Avenida Dr. Ângelo Henriques Vidigal e Envolvente ao Mercado Municipal", assim como as obras de "Requalificação do Edifício do Mercado Municipal" que ainda decorrem. |
Na impossibilidade de realização de sessão pública de apresentação (como sucedeu com as obras anteriores) motivada pela pandemia, a Câmara Municipal da Sertã informa que está disponível a apresentação da obra referida (ver mais abaixo) e convida todos os munícipes a visualizar o documento, para que fiquem a conhecer em detalhe a revalorização.
Com o objectivo de requalificar a sede do concelho, concretamente a revalorização das ruas do núcleo histórico, a operação de requalificação que se encontra em execução contempla, de um modo geral, a revitalização dos pavimentos com o aproveitamento dos materiais existentes (calçada de calcário irregular, a ser recolocada nas faixas de rodagem), assim como a redefinição das zonas pedonais, renovação das infraestruturas de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, de electricidade e de telecomunicações.
Nesta primeira fase está a ser intervencionada a Praça da República, cujos trabalhos têm como objectivo maior a revitalização do espaço público e torná-lo mais aprazível e agradável à estadia. A maior alteração será verificada na zona sul, com a deslocação da fonte existente no norte da praça, para o local onde esteve outrora, colocada ao centro da escadaria em arco que fará o acesso à Praça. Na parte superior da escada será recolocado o Busto do Dr. Guilherme Nunes Marinha. Ainda na parte sul, serão reconstruídos os bebedouros (onde, há algumas décadas, os animais se refrescavam) que serão utilizados como nicho de exposição. A poente da praça, o estacionamento será reorganizado no sentido da atual circulação automóvel. A zona central da Praça será elevada de modo a vencer o modelado do terreno e serão colocadas telas tensionadas, que irão proporcionar ensombramento e uma maior versatilidade daquele espaço. Está também contemplada a instalação de mobiliário diverso, nomeadamente bancos, papeleiras e contentores de resíduos sólidos urbanos enterrados.
Na fase seguinte, na Rua da Misericórdia, será criada uma escada que permitirá vencer o desnível de forma mais acessível, segura e confortável, sendo adoptada a mesma tipologia para as restantes escadas do centro histórico, substituindo assim os degraus e a rampa de elevada inclinação existentes. Nesta rua e nas artérias adjacentes (Travessa da Misericórdia, Travessa de Entre Muros, Travessa do Abade, Travessa Manso Lima) está prevista a alteração do perfil transversal das ruas, de modo a direccionar as águas pluviais para o centro, por forma a evitar as infiltrações comunicadas pelos moradores. A revitalização contempla também passeios em ambos os lados da via ao mesmo nível da zona viária, separados pela mudança de pavimentos.
A obra "Revalorização da Praça da República e Zona Histórica envolvente com ligação à Igreja da Misericórdia" acarreta um investimento total de 324.201,01€ (IVA incluído) e terá o apoio financeiro da União Europeia (FEDER) de 208.794,15€.
Apresentação (5015)