Município da Sertã promove atividades intergeracionais no Dia Internacional da Família

Sld-DiaIntFamilia   No próximo dia 15 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Família e o Município da Sertã, em parceria com o CLDS 4G Sertã Envolve, vai promover diversas atividades intergeracionais, em formato virtual, que pretendem incentivar a coesão e o convívio familiar. Esta iniciativa visa sobretudo reforçar a importância do papel da família na base da educação infantil e chamar a atenção para as questões sociais, económicas e demográficas inerentes.

Assim está prevista a realização das atividades Peddy Paper, "Vamos Fotografar a Sertã" e a "Cápsula do Tempo", cujas inscrições decorrem até 14 de maio para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

O Peddy Paper, é uma prova de orientação realizada por equipas que consiste num percurso pedestre que possui perguntas e/ou tarefas em cada um dos vários pontos que o compõem. Os participantes deverão registar o momento através de fotografias e responder às questões colocadas em locais estratégicos e mais abaixo nesta página, de modo a potenciar o conhecimento da cultura e património locais. Esta atividade deverá ser realizada nos dias 15 e 16 de maio, sendo que as fotografias e respostas deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 21 de maio.

Por outro lado, a atividade "Vamos Fotografar a Sertã!" consiste em desafiar as famílias a realizar uma atividade em contexto familiar e a fotografar. Poderão realizar piqueniques, andar de bicicleta ou patins, ir à pesca, ler um livro para as crianças, fazer uma caminhada ou percurso pedestre, jogar jogos de tabuleiro, entre outras atividades. As atividades deverão ser registadas em fotografias que poderão ser enviadas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 21 de maio.

O leque de atividades contempla a Cápsula do Templo que tem como objetivo promover reflexões em família sobre os efeitos que a Covid19 provocou nas famílias e na comunidade. Para o efeito, as famílias deverão escrever uma carta onde descrevam as dificuldades, dúvidas e anseios sentidos a propósito da pandemia. Esta carta deverá ser depositada na Cápsula do Tempo que estará localizada junto à Casa da Cultura da Sertã, de 16 a 30 de maio.

Refira-se ainda que, no âmbito do Dia Internacional da Família, o CLDS 4G Sertã Envolve promove videochamadas e vídeos pré-gravados para minimizar distâncias, aproximando familiares e amigos, contribuindo para minimizar o isolamento social e promover a literacia digital.

O Dia Internacional da Família celebra-se anualmente a 15 de maio, tendo sido instituído em 1994 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Mapa Peddy-Paper

Mapa-PeddyPaper

Questões Peddy-Paper

Questão 1: Entre os séculos XVI e XIX, na Carvalha eram executados vários indivíduos. Como se designava este espaço?

Questão 2: Estudiosos defendem que o tradicional cabrito estonado teve origem na aldeia do Fojo da Serra. Em que freguesia se localiza o Fojo da Serra?

Questão 3: O "túnel" tinha um objectivo e nunca foi cumprido. Qual era esse objectivo?

Questão 4: Durante séculos, a antiga barca do Trízio fazia a ligação entre as duas margens do rio Zêzere. Qual o significado do nome Trízio?

Questão 5: A Grande Rota do Zêzere atravessa treze concelhos (Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância). Em que local do Concelho da Sertã se efetua a entrada da Grande Rota do Zêzere?

Questão 6: Quais são os primeiros sinais de povoamento de antas existentes no concelho da Sertã?

Questão 7: Quais os pratos típicos do concelho da Sertã?

Questão 8: Quais as três grandes albufeiras de barragens que regularizaram o impetuoso rio Zêzere?

Questão 9: Quais são as dez freguesias do concelho da Sertã?

Questão 10: A que ano remonta a construção do edifício da Câmara Municipal da Sertã?

Questão 11: Em que data se assinala o feriado municipal da Sertã?

Questão 12: O que utilizou a Celinda para defender o Castelo dos Mouros?

Questão 13: Quais os ingredientes base do Maranho?

Questão 14: Identifique quatro dos sete doces tradicionais do concelho da Sertã.

Questão 15: A Igreja Matriz da Sertã foi construída em honra a que Santo?

Questão 16: Como são designados os habitantes do concelho da Sertã?

Questão 17: Qual o nome dado às feiras de gado que se realizavam anualmente e que tinham a duração de 15 dias?

Questão 18: Designe dois dos quatro homens notáveis na história nascidos no concelho da Sertã.

Questão 19: Por que razão a Fonte da Boneca é designada por este nome?

Questão 20: Quais os dois outros nomes pelos quais é conhecida a Ponte da Carvalha?

DiaIntFamilia-crt